Em 25/04/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Palestra sobre Doação de Sangue e Medula reúne profissionais de saúde e doadores

Leandro Santos Lemos é o responsável pelo setor de captação de doadores da Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação Hemominas de Além Paraíba

Leandro Santos Lemos é o responsável pelo setor de captação de doadores da Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação Hemominas de Além Paraíba

Download
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Cataguases promoveu uma palestra sobre "Doação de Sangue e Medula" com Leandro Santos Lemos, responsável pelo setor de captação de doadores da Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação Hemominas de Além Paraíba. O encontro foi realizado no auditório do 13º, na manhã de quinta-feira, 20 de abril e reuniu dezenas de profissionais da instituição, alunos da Escola Técnica Municipal de Enfermagem Joana D’Arc e doadores voluntários. A coleta de sangue acontece toda quinta-feira, das 7 horas ao meio dia, no Hospital.

Leandro abriu sua palestra falando sobre o Registro Nacional de Doação de Medula Óssea (REDOME) e da criação do CETEBIO - Centro de Tecidos Biológicos, o maior centro de células e tecidos biológicos da América Latina, situado em Lagoa Santa. Entre o material disponibilizado pelo centro estão banco de sangues raros, banco de cordão umbilical, em breve banco de banco de pele, banco de membrana amniótica, banco de tecido musculoesquelético e banco de tecidos cardiovasculares, além dos laboratórios de pesquisa e controle de qualidade tecido.

imageO sangue humano é composto em sua maior parte por plasma, que chega a ser 55% da substancia vital. Em menores quantidades estão as hemácias, parte dos glóbulos vermelhos, responsável pelo transporte do oxigênio, os glóbulos brancos responsáveis pelas defesas do organismo, e as plaquetas, explicou Leandro, que ainda falou sobre o trabalho de captação de doadores que é realizado pela equipe do Hemominas, e no Hospital de Cataguases, pela assistente social através do contato com familiares de pacientes em fase pré-operatória, por meio da técnica em Análises Clínicas da Agências Transfusional a famílias de pacientes em uso de hemoterapia e pelo Departamento de Comunicação por postagens em mídias sociais, anúncios de rádios e jornal. "É necessário fazer a conscientização para que tenhamos cada vez mais doadores voluntários. A doação requer compromisso, responsabilidade e solidariedde", disse.

A cada coleta são retirados 450 ml de sangue e esta quantidade é reposta no organismo em 24 horas, sendo a parte líquida (plasma), e em 30 dias, a sólida (hemácias e glóbulos brancos). Para doar sangue não precisa estar em jejum e o resultado dos exames é liberado em no máximo 30 dias. Além disso, cada doador tem direito ao atestado para comproavar a doação em seu local de trabalho.

Mitos sobre a doação de sangue
Quem doa sangue uma vez é obrigado a doar sempre;
Doar engrosa ou afina o sangue;
Doar sangue engorda ou emagrece;
Doar sangue vicia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases

Tags: doação de sangue, Hemominas, palestra, Hospital de Cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: