Em 25/04/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto "Carretas da Visão" vai realizar 100 cirurgias de catarata em Cataguases

A carreta onde serão feitas as cirurgias de catarata está estacionada na Praça em frente à Policlínica

A carreta onde serão feitas as cirurgias de catarata está estacionada na Praça em frente à Policlínica

Download
Cataguases recebeu no ultimo domingo, dia 23 de abril, uma carreta totalmente adaptada para a realização de consultas e cirurgias de catarata, que ficará estacionada até a próxima quinta-feira, 27, na praça em frente à Policlínica Municipal. Serão realizadas cerca de cem cirurgias ao longo destes dias, o que deverá reduzir pela metade a fila e a demanda do município por este atendimento, conforme diz acreditar o Secretario Municipal de Saúde, Eliermes Teixeira.

As cirurgias são custeadas pelo município, que contratou o serviço através do CISUM (Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata), trazendo para a cidade o médico oftalmologista André Luiz Parolin e sua equipe, do Instituto de Olhos Parolin, de São Paulo. "Esta ação da prefeitura de Cataguases faz parte da nossa meta, que é ter uma cidade com uma população com mais acesso à saúde", disse Eliermes.

imageSegundo ele, o atendimento vai priorizar os pacientes que já estão cadastrados na Secretaria de Saúde. "Já tínhamos uma lista de espera, e muitos pacientes aguardavam pela cirurgia há mais de um ano", afirmou. Anteriormente, era comum que este atendimento fosse realizado em outros municípios, conforme lembrou Eliermes Teixeira. Ele explicou também que para fazer parte da lista de espera por este atendimento, o paciente deve procurar as unidades de saúde de seu bairro, para ser encaminhado à consulta especializada, que vai determinar a necessidade da cirurgia de catarata.

O projeto, que é denominado "Carretas da Visão", foi idealizado pelo médico oftalmologista André Luiz Parolin e, conforme explicou o seu gestor, André Luiz da Silva, a unidade móvel possui capacidade para realizar diariamente pelo menos trinta cirurgias de catarata. O atendimento começa pela consulta, com exames pré-operatórios, cirurgia e, no dia seguinte, o paciente retorna para o pós-operatório.

Após trinta dias, a mesma unidade móvel retornará à cidade para fazer as consultas de retorno e de avaliação dos resultados das cirurgias. O projeto foi iniciado no interior de São Paulo e, pela primeira vez, chega à nossa região. "Nossa proposta tem sido a de garantir um atendimento de qualidade e humanizado junto à população carente, com profissionais qualificados e equipamentos de última geração", afirmou André Luiz Silva. (Fotos: Roberto Guimarães)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: catarata, visão, cirurgia, oftalmologia





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: