Em 23/03/2017 às 18h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Caso Frei Gilberto: Membros do Programa de Proteção se encontram com autoridades

As representantes do Programa de Proteção se reuniram com diversas autoridades de Muriaé

As representantes do Programa de Proteção se reuniram com diversas autoridades de Muriaé

Download
Integrantes da equipe do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos em Minas Gerais (PPDDH-MG), designados para atuar no caso de Frei Gilberto, que dirige a paróquia de Belisário, distrito de Muriaé, e denunciou ter sofrido uma ameaça direta de morte no dia 19 de fevereiro, se encontraram com autoridades em Muriaé, nesta quinta-feira, 23 de março.

Pela manhã, a técnica social, Benilda Britto, e a psicóloga, Aline Pacheco, estiveram na sede da Delegacia Regional da Polícia Civil, naquela cidade, onde conversaram com o delegado Marcelo Aguiar, da 32ª DP, que preside o inquérito de apuração do caso. Também tinha encontros agendados com o comando da Polícia Militar, em Muriaé, com o prefeito e integrantes da comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal. Nesta quarta-feira, as duas se reuniram com o bispo da diocese, dom Jose Eudes.

imageO fato ganhou repercussão nacional e no último dia 14 o Secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, foi até o distrito para conversar com frei Gilberto. O secretário se reuniu também com representantes do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração e moradores do distrito que se mostraram contrários a atividade mineração. Na ocasião, Nilmário anunciou que Frei Gilberto seria inserido no programa de proteção do estado.

Nesta semana foi divulgado pela Polícia Civil o retrato falado (foto acima) do suposto autor da ameaça, produzido pelo Instituto de Criminalística da PCMG, com base na descrição relatada por Frei Gilberto. A polícia ressalta que informações que levem à identificação e/ou localização do suspeito, podem ser repassadas de forma anônima, com total sigilo, através dos números 197 ou 181 (Disque Denúncia)

Programa de Proteção vai integrar vários órgãos
Segundo Benilda, uma das formas de trabalho do PPDDH-MG é o acionamento de diversos órgãos visando uma atuação em rede com o objetivo de possibilitar que a vítima permaneça em seu lugar de militância e possa dar sequência às suas atividades com segurança. Ela explicou que em último caso, medidas emergenciais são tomadas, como por exemplo, escolta policial, sempre visando resguardar a integridade física da pessoa assistida.

imageA técnica social argumentou que a ameaça não foi apenas ao religioso: "esse atentado foi contra toda a comunidade que acredita nos direitos humanos e quer garantir os direitos ambientais, porque nós sabemos o estrago que causa na região a chegada de uma mineração. Juntos vamos investigar e queremos deixar um recado para quem está querendo intimidar e amedrontar. Junto com a polícia e outras instituições não vamos nos calar e o frei vai continuar seu trabalho", afirmou.

Frei Gilberto (foto) é um dos líderes do movimento de resistência à mineração no Parque Estadual Serra do Brigadeiro. De acordo com o religioso, a ameaça está ligada a sua militância junto aos moradores e produtores rurais contra a atividade na região, no entanto, não afirma que o ato tenha partido da empresa. (Fotos: Rádio Muriaé)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Rádio Muriaé

Tags: proteção, mineração, frei Gilberto, ameaça, morte





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: