Em 23/03/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Comércio está quase todo adequado à legislação sobre engenhos de publicidade

Centro da cidade fica mais "limpo" sem os engenhos de publicidade que estão sendo retirados pelos comerciantes

As fachadas dos estabelecimentos comerciais ainda vão receber um novo acabamento dentro da nova legislação

As fachadas dos estabelecimentos comerciais ainda vão receber um novo acabamento dentro da nova legislação

Download
Terminou na segunda-feira, 20 de março, o prazo para que os estabelecimentos comerciais instalados na poligonal histórica do município e em imóveis tombados fora deste perímetro procedessem às alterações nos seus engenhos publicitários, conforme o decreto municipal 4.3600/2015. Nos últimos dias, foi grande o movimento no comércio para que as empresas se adequassem às novas regras, cujo principal objetivo é combater a poluição visual e, ao mesmo tempo, valorizar os prédios históricos da cidade.

imageO decreto foi motivado por uma denúncia feita junto ao Ministério Público por turistas que visitaram a cidade. A partir daí, entrou em cena o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e um inquérito foi aberto sobre o tema. O município se comprometeu a elaborar legislação específica sobre o assunto. "Mas vale lembrar que os comerciantes da cidade também foram ouvidos ao longo do processo, para que se chegasse a uma solução ideal para todos", explicou o Secretário Municipal de Fazenda, Mauro Fachini Gomes.

Pelo decreto, ficou estabelecida a data de 20 de setembro do ano passado como prazo limite para que os estabelecimentos comerciais se enquadrassem nas exigências da legislação, porém uma reunião entre o Ministério Público e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases (CDL) ampliou em seis meses este prazo, que se encerrou no dia 20 de março. Conforme a ata da reunião, após este prazo estendido, o Ministério Público adotaria as providências necessárias para a retirada forçada dos engenhos em desconformidade com a lei.

imageSegundo o Secretário Mauro Fachini, cabe ao município o poder de executar tais providências, de acordo também com a Lei Municipal 2.600 (Código de Posturas Municipal), que ainda prevê penalidades ao infrator, em seus artigos 61 e 62, no caso multa, que varia de duas a quatro UFMs (Unidade Fiscal do Município). Além disso, completa ele, todos os descumprimentos serão notificados ao Ministério Público que levará ao conhecimento do IPHAN, que também possui legislação própria e penalidades.

Mauro Fachini informa que nos próximos dias o município, através de seus fiscais de posturas, vai começar a notificar os casos encontrados que estão em descumprimento com a legislação, dando-lhes o prazo de sete dias para se adequarem. "Mesmo alguns estabelecimentos que fizeram alterações podem não estar dentro do que diz o decreto. Neste sentido, é bom que os empresários se certifiquem de que estão cumprindo o que determina a legislação, pois no decreto estão todas as informações, medidas e formas de instalar os novos engenhos de publicidade", explica. Ainda segundo ele, as multas serão aplicadas após o prazo de notificação, no caso de descumprimento.

imageO Secretário de Fazendo lembra, ainda, que mesmo os estabelecimentos que não são tombados ou estão fora da poligonal de tombamento devem se informar sobre as legislações, pois o próprio Código de Posturas (Lei Municipal 2.600) já prevê modificações nos engenhos publicitários em áreas não históricas. "A Prefeitura não quer de modo algum prejudicar o comércio ou causar maiores custos ao comerciante. O objetivo é valorizar nosso patrimônio, melhorar o ambiente, diminuindo a poluição visual e valorizando o aspecto urbano da cidade. Isto certamente atrairá mais turistas para Cataguases e, consequentemente, vai aquecer também o nosso comércio", concluiu.

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: engenhos, publicidade, poluição visual, tombada, histórica





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: