Em 21/01/2017 às 18h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Oficina de Recreio prepara-se para receber locomotivas do projeto Trem Turístico

O Projeto Trem da Terra ganha reforço com a cessão da oficina para reparar as locomotivas e vagões que serão colocados em uso

O Projeto Trem da Terra ganha reforço com a cessão da oficina para reparar as locomotivas e vagões que serão colocados em uso

Download
Uma equipe de voluntários da ONG Amigos do Trem iniciou neste sábado, 21 de janeiro, o trabalho de limpeza, reestruturação e manutenção da oficina situada em Recreio (59 km de Cataguases), onde estão sendo realizados os reparos de locomotivas e vagões do projeto "Trem da Terra". A iniciativa tem o objetivo de reativar a atividade ferroviária na região da Zona da Mata mineira e no Sul Fluminense através do turismo. 

A oficina de Recreio foi entregue para a ONG Amigos do Trem administrar por meio de um contrato de cessão de uso, feito com a empresa VLI, controladora da Ferrovia Centro Atlântica, e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes "DNIT". No galpão já estão sete macacos eletromecânicos que serão utilizados para içar as locomotivas, carros vagões e veículos de via. A perspectiva da equipe da ONG é que em fevereiro as locomotivas do projeto estejam dentro da oficina para realizar os trabalhos necessários em cada uma das quatro máquinas adquiridas. Elas sairão de Lavras (MG) na próxima semana.

imageO prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, esteve com o presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, na manhã deste sábado na oficina que começou a ser preparada para receber as máquinas e vagões. O chefe do executivo municipal colocou-se à disposição para ajudar. Na próxima segunda-feira (23) alguns funcionários da secretaria de Desenvolvimento Urbano estarão dando apoio na limpeza da oficina.

Neste sábado o grupo de voluntários que fizeram a limpeza de parte do local foram Weder Silva e Isaías Alves, de Juiz de Fora; Nego Batista, Zé Maria Barbosa, Daniel Barbosa e Luís Chaveiro, de Recreio; e Gerson Martins, de Chiador. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Juarez Paiva; a gestora do Centro Cultural Aristides Dorigo, Daniela Cardozo; e o ferroviário, Danilo Silva; também estiveram na oficina.

O projeto Trem da Terra, tem como objetivo reativar o movimento ferroviário na Zona da Mata mineira e no Sul Fluminense através do turismo. Ele vai ligar as cidades de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, Sapucaia (RJ) e Três Rios (RJ) e, para isso conta com parceria do Ministério dos Transportes, DNIT, Inventariança da RFFSA, Governo de Minas, ONG Amigos do Trem e o apoio do Movimento Além dos Trilhos e das prefeituras das cidades do trajeto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Síte Pólis

Tags: locomotiva, vagão, oficina, ferroviária, trem turístico





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: