Em 17/01/2017 às 09h02 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto "Trem de Turismo Rio Minas" formaliza voluntários em Cataguases

Vilmara Alves e Sônia Dias com os representantes da ONG Amigos do Trem

Vilmara Alves e Sônia Dias com os representantes da ONG Amigos do Trem

Download
Uma reunião realizada na manhã de segunda feira, dia 16 de janeiro, em Cataguases, formalizou os voluntários da ONG "Amigos do Trem" na cidade. A Organização Não Governamental tem sede em Juiz de Fora e seu objetivo é revitalizar e defender as ferrovias brasileiras.

Através da ONG, em parceria com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), com apoio da VLI (Valor da Logística Integrada), empresa que controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica e Ferrovia Norte-Sul, além de prefeituras da região, é que se dará continuidade ao projeto "Trem Turístico Rio Minas", que pretende implantar um trem para circular no trecho entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ).

O grupo de voluntários de Cataguases é formado por pessoal técnico e capacitado da ferrovia, entre maquinistas, auxiliares de maquinistas, mecânicos, eletricistas e pessoal de via permanente, a fim de que o trem de turismo opere com total segurança e pessoal habilitado do setor. Participaram da reunião José Óscar  Leite, Antônio Claret, Junio Lima, Cirlei de Jesus, Fábio Junior, Everton Gomes e Thiago de Souza. Também estiveram presentes na reunião Sônia Maria Dias e Vilmara Alves de Amorim, gestoras do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras. Na oportunidade, Sônia Dias destacou a importância do projeto para o turismo da região.

Conforme informações da ONG Amigos do Trem, este será o primeiro trem turístico interestadual do Brasil, e deverá circular entre as cidades de Sapucaia e Três Rios, no Centro Sul Fluminense, Cataguases, Recreio, Leopoldina, Chiador, Além Paraíba e Volta Grande, em Minas. O trecho tem 187 quilômetros de malha ferroviária. A composição terá duas locomotivas, quatro vagões e dois carros-restaurantes. Os equipamentos são da década de 1970, oriundos da Fábrica Santa Matilde, estão sem utilidade, foram cedidos pelo DNIT e serão recuperados em parceria com a iniciativa privada.


image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: trem de turismo - rio minas - voluntários - Cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: