Em 27/08/2016 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Celular Seguro: PM lança site que ajuda rastrear e localizar celulares roubados

O Site Seguro foi criado pelo 48º Batalhão da Polícia Militar

O Site Seguro foi criado pelo 48º Batalhão da Polícia Militar

Download
Os celulares se tornaram acessórios praticamente indispensáveis na rotina diária. Cheios de recursos e funções, os smartphones adquiriram maior valor agregado e, por isso, chamam mais atenção, inclusive, de criminosos. Para preservar o cidadão e prevenir crimes de furto e roubo desses aparelhos que são cada dia mais comuns e úteis em nosso dia-a-dia, o o 48º Batalhão da Polícia Militar idealizou o site Celular Seguro

A estratégia está apoiada na tecnologia de rastreamento disponível nos celulares e no cadastramento simples dos números de identificação de cada aparelho, o chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity). Implantado inicialmente em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, o serviço agora está sendo ampliado. O Site Celular Seguro combina inovações e tecnologia para facilitar o acesso de todos e inibir as ações criminosas, os furtos e roubos de aparelhos de telefonia celular, explica o tenente coronel Hércules Freitas.

imageCadastro
O cidadão mineiro precisa cumprir pequenas etapas para o cadastro no site Celular Seguro. Além de informar seu e-mail e telefone principal, o internauta cadastra dados pessoais e informações do aparelho celular (marca, modelo e o código IMEI – este código existe para cada chip e pode ser conferido ao digitar *#06# no aparelho). A partir daí, com um usuário e senha de acesso criados, ele pode gerenciar seus telefones cadastrados e alertar o roubo/furto de celulares.

"Uma das funções oferecidas no site Celular Seguro é de estimular as pessoas a conhecer e utilizar a ferramenta de rastreamento que já está disponível em cada aparelho (nos smartphones), pois é sabido que, mesmo sendo dispositivos pré-instalados em cada sistema operacional, muitos ainda não conhecem ou utilizam", observa o tenente coronel Hércules.

O comandante afirma que os cadastros já podem - e devem - ser realizados por todas as pessoas no estado de Minas Gerais, e em qualquer região do país, de forma que, quando houver a ampliação em todos os níveis, já estejam com suas informações inseridas no sistema.

"Outro detalhe que reforça essa importância de já cadastrar é que, todos os furtos e roubos de celulares em nosso estado podem ser acessados e, em caso de localização, seus proprietários serão comunicados, independentemente de onde ele esteja", sinaliza.

Vale destacar que o cadastro e alerta de furto/roubo no sistema não substitui o registro do Boletim de Ocorrência, que deve continuar a ser feito pela vítima junto à Polícia Militar de Minas Gerais.

Desde o início de sua divulgação e abertura ao público, num intervalo de quatro semanas, a procura pelo site totalizou pouco mais de 30 mil acessos e quase 11 mil cadastros. Mesmo assim, como o lançamento oficial ocorreu na quarta-feira (24/8), ainda será divulgada, em outro momento, a análise dos atendimentos e resultados também tidos como oficiais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Agência Minas

Tags: celular, furto, roubo, Polícia Militar, Celular Seguro





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: