Em 30/08/2015 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Conferência dos Direitos da Mulher busca recursos e avanços para ampliar atuação

Estes são alguns dos principais resultados alcançados no evento realizado na última quinta-feira em Cataguases que reuniu mulheres para discutir seus direitos

A Conferência Municipal ocorrida em Cataguases "foi muito profícua", avaliou Carolina Damasceno

A Conferência Municipal ocorrida em Cataguases "foi muito profícua", avaliou Carolina Damasceno

Download
A Conferência Municipal dos Direitos da Mulher em Cataguases elegeu sete delegadas para levar ao encontro estadual as várias propostas formuladas em assembleia nessa quinta-feira, 27, no salão paroquial da Matriz Nossa Senhora do Rosário, onde ocorreu a reunião. Representando o governo, foram escolhidas Rosely Bocard e também Ana Carolina Damasceno que é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Cataguases. Já da sociedade civil, as eleitas foram Rita Sueli Bento, Daniela Souza Oliveira, Maria Esther de Victta Alves de Souza, Lúcia Benedita Ferraz, além de Maria Ângela Girardi, que ocupa a vice-presidência do CMDM.

Elas representarão o município na próxima etapa do evento com diversas propostas na bagagem, sobretudo porque, segundo ressaltou Carolina Damasceno, a Conferência Municipal ocorrida em Cataguases "foi muito profícua", tendo conseguido atingir seu objetivo que foi a discussão, proposição e avaliação das Políticas para as Mulheres, segundo destacou ela destacou. "Tivemos grande participação das mulheres, de forma democrática, o que foi possível estabelecer os próximos avanços a serem tomados na proposta de maior participação, poder e emancipação das mulheres", acrescentou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cataguases.
 
Dentre as proposições aprovadas em assembleia, uma se refere à necessidade de construção, dentro da Casa de Maria, de uma delegacia especializada no atendimento humanizado à mulher vítima de violência. Outra ideia aclamada na Conferência é a importância de discussão da Lei Orçamentária Anual e Plurianual no âmbito do Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres, condicionando sua aprovação no Legislativo após a manifestação desse Conselho.

Ainda no meio das propostas acatadas na reunião municipal da última quinta-feira, está a criação de um Fundo para o Conselho da Mulher, com orçamento próprio, cujos recursos serão advindos de fianças pagas referentes à Lei 11.340/06, para que o Conselho tenha maior autonomia em relação à realização de campanhas, festas em datas imagecomemorativas, como, por exemplo, o "8 de março" (Dia Internacional da Mulher), bem como possa atender a demandas de mulheres que não forem atendidas por outros órgãos.

Para Isabel Lisboa (na foto com Carolina Damasceno), superintendente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Minas Gerais, "a grande importância do encontro foi a oportunidade de discutir os trabalhos do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a criação do Sistema Nacional de Política para as Mulheres, que parta da concepção dos entes federativos, desde a União, a Estados e Municípios. Observamos que em Cataguases temos o Conselho atuante, a Casa de Maria, e estamos tentando, junto com a sociedade, dar um ânimo para que isso seja sempre melhorado, aperfeiçoado, destacou a superintendente, em entrevista exclusiva para o Site do Marcelo Lopes, enquanto participava da Conferência Municipal. (Fotos de Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: direito da mulher, conferência da mulher, conferência municipal, direitos da mulher





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: