Em 20/08/2014 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Ex-funcionárias da Saúde fazem duras críticas ao Secretário e apontam irregularidades

Na mesma sessão os vereadores decidiram realizar uma Audiência Pública sobre a Avenida Astolfo Dutra

Jenaine, funcionária demitida da Secretaria de Saúde, disse ter provas das irregularidades

Jenaine, funcionária demitida da Secretaria de Saúde, disse ter provas das irregularidades

Download
Duas ex-funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde, demitidas na última semana, ocuparam  a Tribuna da Câmara Municipal de Cataguases para denunciar o que consideram irregularidades que estão ocorrendo naquela Pasta. Outro assunto que dominou a reunião ordinária desta terça-feira, 19 de agosto, foi o projeto de lei que pretende tornar a Avenida Astolfo Dutra zona comercial. Ficou decidido que antes de ser votado em fase final, ele será  tema de uma Audiência Pública que vai acontecer na próxima quarta-feira, 27 de agosto.

Jenaine Aparecida de Oliveira Silva e Elisângela Neila Soares Russi, trabalharam até semana passada na Secretaria Municipal de Saúde como contratadas. Ambas foram demitidas pelo Secretário Geraldo Antonucci sob a alegação de contenção de despesas. O motivo não satisfez Jenaine, que atuava como secretária de Antonucci, como ela disse aos vereadores e, revoltada, resolveu revelar o que considera irregularidades. Ela refutou o motivo de sua demissão com exemplos de outros funcionários daquela Pasta que, afirmou, não cumprem horário. Dentre eles, citou nominalmente a filha do saudoso médico Jaime Afonso Cruz de Sousa, o Jaiminho, a enfermeira Simone Sousa Montes. Segundo a ex-funcionária, Simone tem carga horária de oito horas e chega lá "a hora que quer". 
 
imageA acusação mais grave, porém, ela reservou ao Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Antonucci. Segundo contou, aquele secretário destinou, por duas vezes, um carro com motorista e um funcionário para irem com o seu filho ao Rio de Janeiro onde faz tratamento de saúde. O servidor seria um profissional de saúde com a missão de aprender os procedimentos específicos para tratar aquele paciente com exclusividade. E revoltada ela questionou: "Qual de nós temos este prestígio?" E por fim ela revelou que o prefeito Cesinha Samor esteve na sala do Secretário de Saúde quando teria lhe dito: "Eu quero, se vira nos trinta, eu quero que vocês façam o que puder para o Fernando Pacheco porque eu preciso do apoio dele na Câmara"(sic). Antes de encerrar seu pronunciamento, Jenaine disse ter provas e se comprometeu a apresenta-las aos vereadores.

Elisângela Russi (foto acima) era funcionária responsável pelo setor Tratamento Fora de Domicílio e disse que ao ser demitida a justificativa teria sido por que "você não tem perfil para este setor porque é muito boazinha", contou ela. Sobre Geraldo Antonucci ela foi enfática: "ele é perseguidor. Ele mandou um contratado embora porque ele não quis assinar uma multa de trânsito. Ele coage os motoristas". E também criticou Bernadete Garcia, que trabalha como uma das coordenadoras da Secretaria de Saúde. Segundo ela, "Bernadete é quem manda e não o secretário". Como exemplo citou o poder que ela detém: "Ela me proibiu de usar o transporte da saúde para levar os pacientes em consultas fora de Cataguases. Mas a doutora Ida, que trabalha no setor de Regulação da Secretaria pode ir à Juiz de Fora de carona", acrescentou.

image

Também era aguardado para aquela sessão a votação da Lei que torna toda a avenida Astolfo Dutra zona comercial. O assunto vem sendo debatido há três sessões e mobilizando a sociedade cataguasense porque vai, na prática, caso aprovado, legalizar a situação do Viking Lanches, que é réu em Ação Civil Pública por estar funcionando em local proibido.  Mesmo os vereadores demonstrarem favoráveis a aprovação do projeto de lei, decidiram realizar uma Audiência Pública para tratar o assunto e se "resguardarem" de eventuais questionamentos na justiça. Assim, depois de muito debate, os vereadores aceitaram promover a Audiência que vai acontecer no dia 27 de agosto com o compromisso de votar o projeto de lei no dia 2 de setembro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: vereadores, saúde, Viking, Secretaria, Jenaine





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: