Em 21/07/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade começa em outubro e inscrições serão gratuitas

Fachada do Hotel Cataguases, um dos ícones da arquitetura moderna

Fachada do Hotel Cataguases, um dos ícones da arquitetura moderna

Download
Pela segunda vez em Cataguases o Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade – CATS vai reunir centenas de profissionais, estudantes, pesquisadores e público em geral para debaterem sobre a preservação do patrimônio histórico. O congresso vai ocorrer entre os dias 16 e 18 de outubro e as inscrições para apresentação de trabalhos acadêmicos estão abertas até 25 de agosto.

O encontro, cujo tema é Planejamento Urbano, Crescimento Desordenado e Informalidades, constará de palestras, mesas-redondas, sessões de comunicações, oficinas de capacitação, lançamento de livros e visitas guiadas. 

Entre os destaques, a presença do arquiteto português Carlos Dias Coelho, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa; da Profa. Ruth Zein, professora da Universidade Mackenzie; de Marcelo Ferraz, da Brasil Arquitetura; o tributo a João Filgueiras Lima (Lelé), arquiteto de indiscutível referência nacional; e as homenagens ao centenário de nascimento dos arquitetos Lina Bo Bardi, Diógenes Rebouças e Milton Roberto, sócio do escritório MMRoberto que projetou o Edifício A Nacional, em Cataguases. 

Coordenado pelas arquitetas Elisabete Kropf e Cêça Guimaraens, o congresso tem por objetivo criar em Cataguases um polo de encontro e de discussão sobre a preservação do patrimônio edificado na cidade. Segundo Elisabete, o intuito é apresentar a todos os participantes a importância da arquitetura e da arte moderna, marcos que identificam a cidade, criados entre as décadas de 1940 e 1950. 

"A ideia principal do CATS é a conscientização sobre a necessidade de preservação do patrimônio histórico tombado. Fator de desenvolvimento, esse patrimônio é a base da atividade turística, pois faz parte da formação econômica e cultural da cidade, propiciando a melhoria da qualidade de vida dos moradores", afirmou Elisabete Kropf.

O Congresso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos, pesquisadores e professores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e turístico, enfocando em especial a categoria da sustentabilidade. Também é aberto para participação de professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e gestores municipais.

O projeto é patrocinado pela Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo de Minas Gerais e também pela Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura de Cataguases. Zollern, Casa Mattos e Votorantin também patrocinam o evento. Mais informações sobre o congresso e o edital para inscrições de trabalhos acadêmicos no site oficial do evento www.catscataguases.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: arquitetura, turismo, Cataguases, modernismo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: