Em 22/04/2014 às 08h11 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Exposição em Cataguases resgatará textos de enfrentamento à Ditadura Militar

Poema visual de Avelino Araújo que estará na Mostra

Poema visual de Avelino Araújo que estará na Mostra

Download
Na próxima sexta-feira, 25 de abril, será inaugurada a exposição "Cataguases Cartazes: a Poesia Visual nos Anos de Chumbo", a partir das 19h, no Centro Cultural Humberto Mauro. Nela estarão reunidos textos visuais e discursivos de "Poetas da Resistência" que, durante a Ditadura Militar iniciada com o Golpe de 1964, se dedicaram a uma estética de enfrentamento àquele sistema que estabeleceu a censura no Brasil até 1985.

A exposição, que tem patrocínio da Energisa e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, ficará em cartaz até 25 de maio e o evento de abertura contará com apresentações orais dos textos "O açúcar" e "Não há Vagas", de Ferreira Gullar, "O cão sem plumas", de João Cabral de Melo Neto, "Monumento dos Mortos", de Sebastião Carvalho, e "Poema para Medgar Evers", de Affonso Romano de Sant’Anna. 

imageConforme lembra Joaquim Branco (foto ao lado), organizador e participante da exposição, "a Ditadura Militar estabeleceu no país um sistema que cerceou os meios de comunicação e impôs a censura às artes, especialmente à música, ao teatro e à literatura. Do outro lado, houve uma resistência por parte de muitos artistas. Por isso, organizamos uma exposição de poemas visuais e discursivos, que, de certo modo, registra a oposição e a luta que houve, inclusive porque a maioria dos jornais e a televisão não hesitaram em apoiar o ‘governo’", reitera o poeta. (Com fotos reproduzidas da página pessoal do Facebook de Joaquim Branco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Ditadura, Cartazes, exposição, Joaquim Branco





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: