Em 16/04/2014 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vereadores aprovam Projetos de Lei e assessor do Prefeito anuncia a chegada de quatro médicos cubanos

A sessão ordinária teve votações e reivindicações dos professores

A sessão ordinária teve votações e reivindicações dos professores

Download
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases dessa terça-feira, 15 de abril, foi registrada pela diversidade de assuntos discutidos e encaminhados. Entre eles, o posicionamento do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE) pelas demandas da classe, votação de projetos de lei e requerimentos de urgência e os discursos no Grande Expediente, que abordaram questões sobre a saúde pública e gestão municipal. 

As representantes do Sind-UTE, Raquel Sousa e Naide Dutra (foto abaixo), fizeram pronunciamentos em desabafo às condições precárias de trabalho dos professores, reajuste salarial e do fato do repasse da verba do Fundeb não ter sido feito em 2013. Entre os comentários posteriores às falas, o vereador Walmir Linhares solicitou a presença da Secretária de Educação Luciana Moreira, para prestar os esclarecimentos pertinentes.

imageEm seguida, os jovens Agentes da Pastoral de Negros de Cataguases (APN) fizeram um apelo aos vereadores solicitando uma ajuda de custo para uma viagem a Salvador, no mês de maio, para um encontro nacional de APNs, para o qual foram convidados. Para a agente Zélia Fernandes, o intercâmbio é uma oportunidade de adquirir conhecimentos a serem replicados para os 48 integrantes do grupo, que tem aula de dança, canto e percussão, semanalmente. "A prefeitura vai custear duas passagens, precisamos para mais dois membros, por isso viemos aqui pedir o apoio dos vereadores", disse.  Todo o plenário se prontificou ajudá-los.
 
Entre os quatro Projetos de Lei em pauta para a noite, apenas o de número 09/2014 e o substitutivo 03/2014 foram levados à votação e aprovados pelos vereadores.  Muito bem recebido por todos, o primeiro, de autoria de Walmir Linhares, dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de quadro informativo com nome, registro, especialidade e horário de atendimento dos médicos em Cataguases, nos lugares em que estiverem atuando. "O intuito é informar aos pacientes os profissionais que estão aptos para o atendimento à população nos plantões, o que facilitará uma eventual reclamação pelo paciente em caso de mau atendimento ou até mesmo erros médicos", justificou o proponente.

Referente ao substitutivo, trata-se da divulgação da Lei da Busca Imediata na página oficial da internet da Prefeitura e Câmara Municipal. "O objetivo é aprimorar o projeto de autoria do vereador José Augusto Titoneli, no qual pretende facilitar a identificação de pessoas desaparecidas divulgando a pagina virtual do Programa oficial, no site da Câmara, com as imagens das pessoas e por acreditar que o apelo visual facilitará a localização", explicou Maurício Rufino.

imageForam aceitos por votação unânime dois requerimentos de urgência ao executivo. O 70/2014, de João Manoelino da Silva Bolina, o Joãozinho da Vista Alegre, que questiona ao Prefeito se há conhecimento sobre a troca da placa da divisa de Miraí com Cataguases e, no caso afirmativo, quais medidas serão tomadas para retornar com ela para o seu devido local. E o 71/2014, também requerido pelo mesmo vereador junto a Paulo Aritana, com um pedido de resposta ao responsável pela retirada dos cachorros que estão amarrados na entrada da Vila Reis e de uma atitude imediata da prefeitura em relação a isso. 

No Grande Expediente, os discursos finais foram de Walmir Linhares, do Assessor do Prefeito José César Samor, Alex Carvalho, e de Ari Luiz Guimarães. Na fala de Alex, sua posição sobre a negociação para o acordo de pagamento do convênio com o Hospital Municipal, a importância da vinda dos quatro médicos cubanos para Cataguases. "Pagamos atualmente ao Hospital o valor de 250 mil reais e este valor pode até diminuir. O Hospital deve prestar contas ao município do serviço que ele está prestando, se o valor justificado por eles for menor, por que o município deve pagar o valor maior?", argumentou o Assessor. A sessão terminou aproximadamente às 23 horas. (Fotos: Márcia do Vale Machado)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: médicos, cubanos, vereadores, projeto de lei





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: