Em 06/12/2013 às 17h10 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

"90 anos de Cataguases" – a homenagem de um neto ao avô

Renato Teixeira é homenageado em filme pelo neto

Renato Teixeira é homenageado em filme pelo neto

Download

No dia 15 de dezembro será lançado no Centro Cultural Humberto Mauro, às 20 horas, o filme "90 anos de Cataguases", uma homenagem do jovem cineasta Fernando Teixeira ao avô, Renato Teixeira, falecido em junho deste ano e uma das mais marcantes personalidades de Cataguases no último século, seja por sua vida profissional, social e também pelas contribuições às causas humanitárias da cidade. A entrada é gratuita e a produção é mais uma realização patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei Ascânio Lopes.

Segundo explica Fernando, dos 136 anos de fundação de Cataguases, o avô Renato foi testemunha de mais de 90 anos da história da cidade. Renato teve a oportunidade de conviver de perto com Humberto Mauro, seu vizinho quando criança, e, inclusive, ser filmado pelo cineasta em suas brincadeiras de rua. Filho do maestro Rogério Teixeira, que regia a orquestra durante a exibição dos filmes mudos no antigo Cinema Recreio, Renato assistia a todos os espetáculos do camarote, pois entrava de graça, junto com a banda.

imageNa juventude, acompanhou as mudanças da cidade: a igreja matriz derrubada para a construção do moderno Santuário de Santa Rita; sua antiga escola ser remodelada pelo arquiteto Oscar Niemeyer; os passeios ao Rio de Janeiro de trem, inclusive na época em que foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. "É a minha homenagem ao meu avô, um resgate de suas memórias. Infelizmente ele não poderá se ver na tela grande, pois faleceu antes do filme ficar pronto", disse Fernando.

O filme é dirigido por Fernando Teixeira, com produção executiva de Cristiano Daniel Abritta e produção da Sync Filmes. Além da Lei Ascânio Lopes e da Secretaria Municipal de Cultura o filme conta com o apoio do Polo Audiovisual de Cataguases.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: cinema, filme, Renato Teixeira, Lei Ascãnio Lopes





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: