Em 03/05/2013 às 16h03 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Minas terá unidades móveis de prevenção ao Câncer

Lei neste sentido de autoria do Deputado Dr. Wilson Batista foi sancionada pelo Governador

Veículos como este vão percorrer Minas fazendo a prevenção ao câncer

Veículos como este vão percorrer Minas fazendo a prevenção ao câncer

Download
O Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia sancionou no último dia 30 de abril uma lei de autoria do deputado estadual Dr. Wilson Batista. Ela trata da utilização de unidades móveis de prevenção do câncer pelo Governo de Minas e vai levar os exames de prevenção do câncer como a mamografia, o Papanicolau e o PSA às regiões mais distantes do Estado, o que permitirá o diagnóstico inicial do câncer. 
Pela lei aprovada as unidades móveis de prevenção ao câncer vão funcionar em veículos adaptados, que contarão com mamógrafos, salas ginecológicas e para coleta de sangue, além de uma equipe multidisciplinar treinada e que atuará de forma coordenada com os centros de alta complexidade em oncologia de Minas Gerais. Elas percorrerão municípios estratégicos levando assistência especializada de prevenção do câncer de mama, colo uterino, próstata, pele, lábio, boca e orofaringe.
A política pública estabelecida pela lei permitirá uma estrutura avançada de assistência médica fora do contexto hospitalar, reduzindo as desigualdades regionais e preenchendo um vazio assitencial de milhares de pessoas, que abrange cerca de 50% das mulheres, que até o momento não tinham acesso ao principal aliado do diagnóstico precoce do câncer de mama: a mamografia. Permitirá, além da assistência, garantia de qualidade, uma vez que o rastreamento do câncer com a mamografia é pouco confiável no Brasil. Estudos realizados demonstraram que 34% dos mamógrafos do país apresentam problemas na infraestrutura, 24% nos processos que controlam a qualidade da imagem e a dose da radiação e 28% discordância em relação à interpretação dos exames.
A lei garantirá também o acesso aos exames, encaminhamento extremamente rápido para complementação da investigação diagnóstica e o início do tratamento em eventual confirmação da doença.
A norma traz aos mineiros e mineiras a tranquilidade do diagnóstico precoce de uma doença temida e que, na grande maioria das vezes, só pode ser combatida quando descoberta no início, garantindo não só a cura, mas sobretudo um tratamento com menos sofrimento, menores sequelas e maior qualidade de vida. 
FUNDAÇÃO CRISTIANO VARELLA - Com recursos de emenda parlamentar do deputado Dr. Wilson Batista na ordem de R$1,3 milhão e em parceria com o Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella, a primeira Unidade Móvel de Prevenção está prestes a percorrer os municípios mineiros levando os exames de prevenção do câncer. A previsão é de que em menos de 60 dias ela possa começar os trabalhos na Zona da Mata. 
A unidade contará com um mamógrafo, uma sala ginecológica, outra para coleta de sangue e um consultório para exames clínicos, tudo construído em atendimento às normas de acessibilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Dr. Wilson BAtista

Tags: câncer unidades móveis governo de minas deputado





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: