Em 22/04/2013 às 19h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Recreio será o primeiro município de Minas Gerais a receber projeto Circo SESI

Download
O município de Recreio será o primeiro do Estado de Minas Gerais a receber o projeto "Circo SESI", do Serviço Social da Indústria, órgão do Sistema FIEMG, graças a uma parceria com a Prefeitura. O circo fará exibições nas escolas estaduais e municipais de Recreio, durante três dias, a partir desta terça-feira, 23.  Serão beneficiadas as escolas estaduais Presidente Carlos Luz (distrito de Conceição da Boa Vista) e a Olavo Bilac. As municipais integrantes do projeto são a João Damasceno Ferreira e Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz.
 
A iniciativa marcará a chegada da Escola Móvel da Fiemg à cidade, com nove cursos de iniciação profissional que serão ministrados gratuitamente na cidade para a população com início no dia 29 de abril e término em 29 de maio, contou o Prefeito Ônio Fialho Miranda "Oninho".
 
Conheça o projeto "Circo SESI"
O projeto Circo SESI traz de forma inédita, interativa e pedagógica uma série de intervenções e apresentações artísticas com caráter circense, tendo como temática a valorização da indústria, suas profissões, além de saúde e segurança no trabalho. Serão realizadas 100 intervenções artísticas no Estado, sendo dez grandes apresentações em praça pública, em um período de 120 dias, contando, inclusive com a atuação de artistas do Circo de Soleil.
A diretora artística do projeto, Samira Ávila, adianta que o conceito envolve a capacidade lúdica da linguagem circense como potencial de comunicação com o público. "Desenvolvemos a ideia de uma trupe circense que viaja pelo interior de Minas cujo roteiro narra histórias relacionadas à indústria, ao trabalhador e à aprendizagem. Contamos com a atuação de cinco artistas circenses cômicos", descreve.
As apresentações terão tempo médio de 25 minutos. A parte teatral e circense será complementada com trilha sonora especial, que inclui músicas inéditas e paródias. No caso das intervenções para a Escola Móvel, elementos reais vão compor a narrativa. "Vamos trabalhar depoimentos de ex-alunos do programa. Percebemos nestas falas que a chegada da Escola coincidiu com um momento de vida com poucas perspectivas de futuro ou de mudança imediata. Para estas pessoas, portas foram abertas com a conclusão dos cursos. Vamos compartilhar estas experiências", explica Samira.
Na avaliação de Joana d’Arc, consultora da Escola Móvel, a proposta é agregar caráter cultural ao programa educacional de geração de renda. "Além do importante acesso à cultura, o projeto vai contribuir para o esclarecimento do que é o Sistema FIEMG como um todo, ao mesmo tempo em que vai anunciar a chegada da Escola Móvel no município em questão. Os adolescentes são importantes formadores de opinião junto a seus familiares", observa.
Além da Escola Móvel, outros programas do Sistema FIEMG estarão representados no Projeto Circo SESI. A iniciativa busca mostrar, principalmente, a importância da indústria e de seus trabalhadores para a sociedade. O público irá receber também um gibi com informações sobre os temas abordados.(Foto cedida pelo SESI)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da PMR

Tags: Recreio SESI circo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: