Em 16/03/2013 às 21h23 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Roda de Conversa debate a alfabetização na educação básica

Programa que será exibido pelo Canal Minas Saúde n

Programa que será exibido pelo Canal Minas Saúde n

Download

A "Alfabetização na Educação Básica" é o tema do Roda de Conversa, que vai ao ar na próxima segunda-feira (18) às 11h30, no Canal Minas Saúde. O programa é uma iniciativa da Magistra, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, e vai discutir o papel da escola na alfabetização.

 

O segundo programa do ano tem como convidados a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magda Becker Soares, o doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Arthur Gomes de Morais, e o doutor em Educação pela UFMG, Antônio Augusto Gomes Batista.

 

Segundo Magda Becker Soares, o processo de alfabetização não tem idade nem hora para começar. “Quando a criança entra na educação infantil ela já traz uma bagagem de alfabetização, pois já conhece muita coisa. Os ritmos são diferentes em cada criança, porque depende da vivência que ela teve com o material escrito, seja na família ou no contexto cultural. Por isso, as escolas devem ficar atentas”, afirma.

 

Já o professor Arthur Gomes de Morais destaca o que se espera de uma criança alfabetizada. “O que se espera de uma criança alfabetizada não é que ela chegue ao 3º ano lendo palavras, decodificando e soletrando com dificuldade. A gente quer que ela chegue a um mínimo de autonomia. Lendo, compreendendo e produzindo textos que são do universo infantil”, comenta.

 

Antônio Augusto Gomes Batista ressalta a importância da participação da família no processo de alfabetização. ‘Há um conjunto de metas ao longo do processo de alfabetização que devem ficar muito claras para o professor, para família e também para o aluno. A família deve estar muito presente nesse processo para que ela transcorra com tranquilidade”, enaltece.

 

Roda de Conversa

 

Veiculado pelo Canal Minas Saúde, o Roda de Conversa também é exibido às segundas-feiras, às 17h30, com reprises às quartas, em dois horários, às 11h30 e às 18h.

 

Também é disponibilizado para download no Canal YouTube da Magistra e na página do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).

 

Para participar envie sugestões de temas ou comentários para: (31)3379-8289 ou [email protected].

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: