Em 12/03/2013 às 14h55 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Anastasia entrega instrumentos a 81 bandas e reforça a importância do fomento à cultura

Ao todo, foram entregues 443 instrumentos a bandas

Ao todo, foram entregues 443 instrumentos a bandas

Download

A importância de investir, cada vez mais em cultura e em todas as regiões do Estado foi destacada pelo governador Antonio Anastasia, nesta terça-feira (12/03), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, durante a entrega de 443 instrumentos musicais a 81 bandas de 76 municípios mineiros. As bandas foram selecionadas pelo Programa Bandas de Minas, que tem o objetivo de preservar uma das mais importantes manifestações culturais de Minas.

 

Anastasia destacou os investimentos destinados não só para o programa Banda de Minas, mas em toda a área da cultura.   

 

“Esse é um projeto muito bem-vindo e aplaudido por todos. Temos demonstrado a importância da cultura como um todo nas suas diversas afeições, acepções e demonstrações. Não estamos poupando esforços, recursos, empenho e denodo para que a cultura mineira cada vez se robusteça e possa, é claro, dar vazão à vocação de cada um, à voz que está dentro de cada qual e que pode através da música se manifestar, levando solidariedade, alegria e fraternidade a cada comunidade”, afirmou Anastasia. 

 

Durante a solenidade foi lançado o CD “Bandas de Minas”, que reúne um repertório de canções populares executadas por grupos de Ouro Preto, Mariana e Cachoeira do Campo, e que será distribuído em todo o Estado. No final, os presentes assistiram exibição da Sociedade Musical União Social, de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto.

 

Investimentos

 

Minas possui 701 bandas cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura. Desse total, 657 corporações musicais, de 419 municípios, já foram beneficiadas com a entrega de 8.235 instrumentos de 2003 a 2012. Os recursos destinados ao programa, que tem parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), chegam a R$ 6,3 milhões.

 

O governador Anastasia lembrou que, em Minas, as bandas têm uma tradição de 300 anos e ressaltou a importância da atividade social desenvolvida pelas bandas.

 

“No momento em que cada banda toca, ela está levando uma mensagem de paz a cada comunidade, está levando uma mensagem de alegria, de algo que é positivo, num mundo que sabemos, lamentavelmente, tem tanta tristeza. Vamos nos esforçar para continuar aprimorando as aplaudidas, ouvidas, desejadas, reconhecidas, majestosas, bandas musicais de Minas Gerais”, destacou o governador.

 

Para a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, o programa tem a capacidade de atrair novas gerações. “As bandas de Minas são um grande patrimônio cultural do Estado, seja pela recuperação e preservação de um repertório que é super importante, seja pela adesão de novas gerações nesse gênero musical que é tão importante e que é tão ligado às apresentações do interior, religiosas, cívicas”, disse.

 

Valorização da atividade

 

Na edição 2012 do ‘Bandas de Minas’, foram inscritos 263 projetos inscritos, sendo que 33% das bandas que receberam instrumentos estão sendo contempladas pela primeira vez. Segundo a Superintendência de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, algumas bandas - às vezes centenárias - têm conseguido aumentar o corpo de músicos e, consequentemente, de apresentações. O programa tem permitido que muitas bandas inativas retomem a atividade com regularidade.

 

“Este ano, nós tivemos não só a doação de instrumentos, mas também a capacitação e aperfeiçoamento tanto de maestros, quanto de músicos, e também o edital para concessão de vestimentas, as roupas, os uniformes para as bandas civis poderem se apresentar”, explicou a secretária Eliane Parreiras. 

 

A Banda São Vicente de Paulo, de Baldim, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi escolhida para representar as demais corporações beneficiadas. O presidente Eduardo Eustáquio Pereira recebeu medalha, certificado e o CD, e maestro Milton Henrique de Souza os instrumentos e tocou trecho de uma música. A corporação foi criada em 2012, sendo formada por jovens de oito a 19 anos de idade. 

 

“O projeto ajuda com a doação de instrumentos, de cursos, o que possibilita o crescimento, fazendo com que os jovens, adultos e crianças da comunidade possam ingressar nas bandas. Até o mês de julho pretendemos realizar nossa primeira apresentação”, disse o músico.

 

A capacitação dos músicos, feita pelo Banda de Minas, integra o calendário de atividades do Programa Minas Território da Cultura, lançado pelo Governo de Minas no início deste mês, e que visa descentralizar as políticas públicas culturais ao longo de 2013 e 2014, valorizando a história e a identidade dos municípios mineiros, em todas as 10 macrorregiões mineiras, definidas no programa como territórios culturais.

 

Entre os objetivos do projeto, estão a promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura, valorização e divulgação da diversidade cultural das regiões mineiras, visibilidade e aumento da demanda pelas ações e programas da Secretaria de Cultura e seus parceiros, o estímulo a parcerias públicas com a iniciativa privada, a promoção da circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais.

 

Também participaram da entrega dos instrumentos, o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o deputado estadual Dilzon Melo, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, o diretor-presidente da Codemig, Oswaldo Borges da Costa Filho, além de deputados estaduais e integrantes das bandas de música.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: