Em 09/03/2013 às 21h59 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Anastasia entrega Comenda da Paz Chico Xavier

Durante a solenidade, o governador relembrou as vi

Durante a solenidade, o governador relembrou as vi

Download

 

Criada para homenagear aqueles que se destacam na promoção da paz e em prol do bem-estar da humanidade, a Comenda da Paz Chico Xavier foi entregue pelo governador Antonio Anastasia, na noite de sexta-feira (08/03), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a 10 personalidades e instituições.

 

Anastasia ressaltou a importância da Comenda para homenagear aqueles que promovem o bem-estar da humanidade e para fortalecer ainda mais o legado imaterial deixado pelo médium.

 

“Chico foi, acima de tudo, um homem de boa vontade, naquele sentido evangélico, e incansável militante da paz. Nada mais justo que seu nome se associe a essa comenda da paz, conferida a eminentes personalidades e a instituições que se destacam na busca da concórdia entre os homens, tais como o contingente militar brasileiro destacado no Haiti, e o Centro dos Direitos Humanos que defende a dignidade dos moradores de rua e catadores de resíduos recicláveis, bem como o Hemominas que zela pela qualidade do nosso sangue”, disse o governador, ao citar instituições homenageadas.

 

Lembrando que o médium pode ser visto sobre muitas faces, Anastasia definiu Chico Xavier como uma das mais fortes personalidades do último século no Brasil. “Quase todos viam o Chico que desejavam ver, e a maioria o identificava como o homem que conhecia os desígnios de Deus. Os espíritas, em sua fé, têm-no como o interlocutor da Eternidade. Mas não é necessária a fé espírita para conferir a grandeza dos homens santos a Francisco Cândido Xavier”, afirmou.

 

A Comenda é entregue anualmente, como homenagem a personalidades que realizam atividades buscando o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em prol do bem-estar da humanidade; participam de campanhas pacifistas, movimentos e manifestos a favor do desarmamento e da defesa do cidadão, além de projetos que ajudam a combater a fome e a miséria, promovendo a geração de emprego e renda, e contribuem para o desenvolvimento literário, artístico e cultural.

 

Orador oficial, o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Dijon Moraes Júnior, também destacou a força da atividade realizada pelo médium, mineiro de Pedro Leopoldo, mas que passou a maior parte da sua vida em Uberaba.

 

“Chico Xavier se realizou, dedicando-se ao próximo e colocando a sua missão acima da sua própria vida pessoal. Sua tristeza foi a de não poder atender a todos de tantos e quantos cantos acorriam em busca de seu conforto, frustrando-o com a sua ambição de ajudar sempre e cada vez mais ao próximo. Esse grande pacifista e humanista brasileiro carregava consigo o nível mais elevado da paz interior que é a bondade extrema”, disse. 

 

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, falou sobre o significado da Comenda, principalmente para os agraciados. “Essa comenda não é feita para ser dada para o mais poderoso, para o mais rico, para o mais influente. Ela foi instituída para reconhecer aquelas pessoas, que, quem sabe até no anonimato, estão fazendo bem ao próximo e estão promovendo a paz”, ressaltou Piau.

 

Parceria

 

Durante o evento, o Antonio Anastasia destacou a relação federativa existente entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Uberaba. O governador destacou projetos previstos para Uberaba e região como o gasoduto e os investimentos na construção do Hospital Regional.

 

“Quero reiterar, aqui, nossa permanente disposição no trabalho integrado com o município de Uberaba, que cada vez mais se firma com sua prosperidade e pujança. O Governo do Estado tem aqui uma ação muito efetiva e nosso esforço será permanente, em todas as áreas”, disse.

 

“Agradeço ao governador pela parceria de Uberaba com o Governo do Estado. É uma parceria efetiva na educação. Os professores de Minas estão de parabéns porque o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(Ideb) é o melhor do Brasil. Agradeço também a parceria na área da saúde, pois temos um hospital regional em construção, que iremos entregar neste ano ainda. E, mesmo nos casos mais difíceis como a dengue, o Estado compareceu para nos dar a mão. E agradecer ainda pela segurança pública. Temos uma Polícia Militar que é a melhor do Brasil”, destacou o prefeito.

 

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, enviou em janeiro e no dia 3 de março deste ano, 47 técnicos da Força Tarefa para atividades de erradicação do foco do mosquito da dengue. Centenas de unidades de testes rápidos, equipes de mobilização social, que conta com o dengômetro e o denguemóvel, destinados a ações de troca de materiais recicláveis por materiais escolares, também foram disponibilizados pelo Estado para atuação em Uberaba. O objetivo é garantir a erradicação da doença no município e em todo o Estado.

 

Agraciados

 

Receberam a Comenda, a artista plástica Andreia Aparecida Silva Donadon Leal; o presidente interino da Federação Espírita Brasileira, Antonio Cesar Perri de Carvalho; o produtor, ator e diretor Uberabense Augusto César Vannucci (in memoriam); o Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis de Belo Horizonte; o reitor da Uemg, Dijon Moraes Júnior; o professor , médium e orador espírita, Divaldo Pereira Franco; o Exército Brasileiro que atuou na Força da Paz no Haiti; a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), a Loja Maçônica Grande Oriente do Brasil (Belo Horizonte) e o Grupo Espírita Dias da Cruz (Caratinga).

 

Também participaram da solenidade, o deputado federal Marcos Montes, o deputado estadual Adelmo Leão, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, os deputados estaduais Antônio Lerin, João Bosco e Fábio Cherem, além do filho adotivo de Chico Xavier, Eurípedes Higino. 

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: