Em 05/03/2013 às 14h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Minas Gerais é o segundo estado brasileiro com mais inscritos para o Enem Priosinal

O número foi inferior apenas ao de São Paulo. Mina

O número foi inferior apenas ao de São Paulo. Mina

Download

 

Minas Gerais conquistou o segundo lugar no ranking nacional de presos inscritos para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Ao todo, 3.243 detentos do sistema prisional mineiro se inscreveram para realizar as provas em dezembro do ano passado.

 

O número foi inferior apenas ao de São Paulo, onde 8.615 detentos se inscreveram no Enem Prisional. Proporcionalmente à população carcerária, no entanto, Minas sai à frente do vizinho paulista: 7,17% dos detentos mineiros foram inscritos para o Enem, contra 4,51% de São Paulo.

 

O superintendente de Atendimento ao Preso da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Helil Bruzadelli, destaca que o resultado é motivo de orgulho para o sistema prisional mineiro. “Minas Gerais está dando o exemplo: o número de 3,2 mil presos inscritos para o Enem de 2012 representa um avanço, já que é quase quatro vezes maior que o do ano anterior”.

 

Em 2011, 795 detentos de Minas Gerais se inscreveram para as provas. “Isso mostra que o Estado trabalha em prol de garantir o direito do preso ao ensino. Estamos qualificando melhor o preso, para que ele possa sair do sistema prisional uma pessoa melhor do que entrou”, completa.

 

No ranking de inscrições dos estados, Minas Gerais é seguido pelo Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Paraná, com, respectivamente, 1.573, 1.344 e 1.274 presos inscritos para realizar os testes. Em todo o país, 23.655 detentos se inscreveram para o Enem de 2012.

 

Para a diretora de Ensino e Profissionalização da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Seds, Sandra Lopo Madureira, o bom resultado de Minas no Enem Prisional só foi possível graças a uma união de forças.

 

“Em 2011 ocupamos o quarto lugar no ranking nacional e colocamos como desafio para 2012 pelo menos o segundo lugar. E foi de mãos dadas com todo o sistema prisional, mobilizando as unidades, que conseguimos esse resultado”, destaca a diretora.

 

Para 2013, ano, as expectativas são ainda melhores: “Para o Enem Prisional de 2013, vamos trabalhar para alcançar o primeiro lugar”, acrescenta Sandra.

 

Em todo o Estado de Minas Gerais, cerca de 6 mil presos estudam enquanto cumprem pena nas 130 unidades prisionais. O estudo vai desde a alfabetização até o ensino superior,

passando pelos ensinos fundamental e médio. Pelo estudo, os detentos têm redução de pena: a cada 12 horas estudadas, um dia é retirado da sentença a ser cumprida.

 

Fonte: Agência Minas

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: