Em 04/03/2013 às 16h09 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cidadania Ribeirinha inicia cursos no Norte de Minas

Pescadores e vazanteiros de comunidades rurais est

Pescadores e vazanteiros de comunidades rurais est

Download

O Programa Cultura Empreendedora no Ensino será oferecido, a partir desta sexta-feira (8/3/13), a professores dos quatro municípios do Norte de Minas atendidos pelo projeto estratégico Cidadania Ribeirinha (Manga, Matias Cardoso, Pedras de Maria da Cruz e Itacarambi). O programa é uma parceria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).

 

Inicialmente, haverá aulas em Manga e em Matias Cardoso. Em abril, o curso chega a Itacarambi e a Pedras de Maria da Cruz. A expectativa é de que 90 professores estaduais e municipais participem da atividade nas duas primeiras cidades. Depois eles atuarão como multiplicadores da cultura empreendedora, tendo como públicos prioritários do projeto estudantes de ensino médio, agentes públicos e trabalhadores cuja atividade tenha relação com as águas.

 

O curso terá três fases. Na primeira, os consultores do Sebrae darão aulas nas sedes dos municípios de Manga e Matias Cardoso. Na segunda, fora da sala de aula, cada aluno elaborará um planejamento de atividades. E, na terceira fase, haverá oficinas dos multiplicadores para os alunos do projeto Cidadania Ribeirinha, nas sedes dos municípios e nas localidades rurais onde as atividades também são realizadas. No total, serão 77 horas-aula.

 

Próximo módulo será profissionalizante

 

Essa atividade do Cidadania Ribeirinha integra o terceiro módulo do Curso de Desenvolvimento Sustentável e inaugura a fase mais técnica do projeto. O módulo seguinte, de formação profissional em atividades econômicas sustentáveis, será dado em parceria com o Serviço Nacional
de Aprendizagem Rural (Senar). Antes, foram realizados módulos sobre formação para a cidadania e organização comunitária e sobre meio ambiente, história e cultura.

 

Até agora, 600 pessoas foram mobilizadas nos quatro municípios. São 24 turmas em 12 localidades.

 

O projeto - Voltado para a melhoria das condições de vida das populações ribeirinhas do Vale do São Francisco e para a proteção do patrimônio cultural e natural da região, o Cidadania Ribeirinha é um dos projetos do Direcionamento Estratégico da Assembleia. Ele busca materializar a diretriz de ser a voz dos mineiros no enfrentamento das desigualdades sociais no Estado, estabelecida pela Casa.

 
Fonte e imagem: Assembleia de Minas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: