Em 02/03/2013 às 14h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Mobilidade urbana tem 1º encontro preparatório

Autoridades e representantes da sociedade civil di

Autoridades e representantes da sociedade civil di

Download

Com o objetivo de discutir o formato e a programação do evento “Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes”, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, nesta sexta (1º/3/13), no Teatro, a primeira reunião preparatória do evento. Previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, o encontro vai debater o tema da mobilidade urbana nas regiões metropolitanas e nos municípios de médio e grande portes do Estado. Estiveram presentes a deputada Liza Prado (PSB) e os deputados Ivair Nogueira (PMDB) e Fred Costa (PEN). Ficou definido que a próxima reunião será na sexta-feira, dia 8, às 14 horas, no mesmo local.

 

Dois pontos de partida nortearam o encontro, que contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, representando diversas instituições, universidades, associações, órgãos públicos, empresas, sindicatos e ONGs. O primeiro aspecto abordado foram os desafios e propostas para as duas regiões metropolitanas de Minas Gerais, a da Grande BH (RMBH) e a do Vale Aço, que, juntas, reúnem 60 municípios. O segundo foi o de chamar a atenção para a necessidade de sensibilizar gestores municipais, poder público e sociedade civil para a importância dos planos de mobilidade urbana nos pequenos e médios municípios mineiros.

 

A Assembleia quer ajudar na aplicação da Lei da Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587, de 2012), que exige dos municípios com mais de 20 mil habitantes a elaboração de planos de mobilidade urbana até 2015. Em Minas, existem 178 municípios nessa condição, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Nesse sentido, Ivair Nogueira afirmou que um grande problema é a falta de gestores públicos para colocar em prática o plano de mobilidade nessas cidades. O parlamentar também observou, a respeito da Capital mineira, que não se pode fazer mudanças só visando à Copa do Mundo, mas pensando na qualidade de vida da população.

 

Ideias em trânsito – Para tratar de assunto de tanta complexidade, os participantes do evento puderam expor suas posições a respeito da mobilidade urbana, todos usuários, de algum modo, do transporte e do trânsito das cidades, como ciclistas, motoristas e pedestres. “Não vejo um plano emergencial nas coisas do dia a dia”, comentou Avelino Nogueira, representante do Sindicato dos Taxistas. A deputada Liza Prado complementou, observando que achava razoável que as propostas trabalhassem em rede para um plano emergencial. “As próprias secretarias não conversam entre si”, disse.

 

O deputado Fred Costa alertou para a necessidade de trabalhar os problemas de forma integrada: mobilidade urbana com questões de saúde e meio ambiente, entre outras políticas públicas. “Temos de implantar um plano e um modelo, respeitando as nossas características”, frisou.

 

José Aparecido Ribeiro, da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), parabenizou a ALMG. Ele ressaltou que o “caos está ali fora, não precisa ir longe, está ali na esquina”. Isso acontece, segundo ele, porque é um fenômeno novo, que apresenta desafios que vão ter de ser rompidos: “nosso modelo de cidade espelha-se no americano, enquanto pensadores da mobilidade desejam o modelo europeu”. Para Ribeiro, com ou sem transporte público “o carro não sai de cena”. Além disso, BH tem 150 gargalos e precisa de 150 obras.

 

Para o sociólogo Matheus Cherem, mobilidade não é só ir e vir. É preciso pensar também que a não-mobilidade leva à exclusão econômica. Ele reforçou a importância de os parlamentares atuarem como fiscalizadores do Executivo.

 

Assessor do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), Aldanny Rezende informou que o parlamentar estava em manifestação no Vale do Aço, contra a interdição, que já dura 120 dias, de uma ponte que liga Coronel Fabriciano a Timóteo.

 

Lançamento – No último dia 20, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), lançou oficialmente o evento “Mobilidade Urbana – Construindo Cidades inteligentes”. O tema mobilidade urbana e cidades inteligentes, expressão que significa espaços urbanos com grande capacidade de aprendizado e inovação, é uma das prioridades da Assembleia Legislativa neste ano.

 

Enquete - Na página inicial do Portal da Assembleia Legislativa, há uma enquete sobre o tema mobilidade urbana. A pesquisa traz a seguinte questão “O que você acha mais importante para resolver os problemas da mobilidade urbana?”. O internauta pode escolher entre as respostas: melhorar os passeios, passarelas e travessias das vias; incentivar o uso da bicicleta; construir novas vias; melhorar o transporte público (ônibus, metrô, trem, etc); e restringir a circulação de carros. A votação estará disponível até a próxima terça-feira (5/3).
 

Fonte e foto: Acessoria de Comunicação da AML

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: