Em 22/02/2013 às 14h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretaria de Educação se prepara para expandir Fórum de Promoção da Paz Escolar em 2013

ForPaz deverá chegar a locais estratégicos do esta

ForPaz deverá chegar a locais estratégicos do esta

Download

Na próxima terça-feira (26) acontecerá o lançamento regional da campanha “Conte até 10. Paz. Esta é a atitude”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENJSA). A campanha que tem por objetivo sensibilizar a sociedade para a prevenção de homicídios causados por motivos por impulso ou motivos fúteis, tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), que se encarregou da divulgação da iniciativa em Minas Gerais.

 

Segundo a secretária adjunta da SEE, Sueli Pires, “a campanha contabiliza mais uma ação da Educação em prol da promoção da paz”, se referindo ao Fórum de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (ForPaz), que desde 2012, vem sensibilizando e capacitando professores e gestores escolares da rede estadual de ensino sobre mediação de conflitos nas escolas e sobre as possibilidades de parcerias com poder público e sociedade civil . Ainda segundo Sueli Pires “o Conte até 10 deverá ganhar as ruas das cidades mineiras, tanto da capital quanto no interior”, adiantou Sueli.

 

O ForPaz em 2012

 

O Fórum de Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede (ForPaz) viajou em 2012 por seis regiões do Estado com o intuito de sensibilizar e capacitar professores. Ao todo, cerca de 2,5 mil educadores pertencentes a 30 Superintendências Regionais de Ensino (SRE), das 47 existentes em Minas Gerais, se reuniram com defensores públicos, promotores, catedráticos, representantes da sociedade civil, juízes e parlamentares para debater o tema da violência nas escolas, os caminhos possíveis para a mediação de conflitos, além de discutirem a importância das escolas buscarem parceiros nesta tarefa.

 

Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao ForPaz, criado em 2007 pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e adotado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012. Além do ForPaz, a Secretaria de Educação liberou em 2012, cerca de R$ 7 milhões para a aquisição, instalação e monitoramento de sistemas de segurança em 532 escolas de todo o Estado. Os pedidos foram feitos pelas próprias escolas estaduais, por meio das Superintendências Regionais de Ensino e todos aqueles que chegaram à Secretaria foram atendidos, zerando a demanda.

 

Em média, os gastos com equipamentos de segurança giram em torno de R$13,5 mil por escola e as concessões são definidas de acordo com a particularidade de cada escola. Em 2012, foram adquiridas também, pela primeira vez, 95 viaturas para o uso exclusivo da patrulha escolar, para realizar as rondas nas escolas em regiões com altos índices de violência e criminalidade.

 

Perspectivas para 2013

 

Para 2013, está previsto a conclusão do ciclo regional de promoção do ForPaz em todo o Estado de Minas Gerais, ampliando a capilaridade do programa em locais estratégicos. Segundo a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação que coordena o ForPaz “2012 foi um ano de implantação do Forpaz, e, por isso, um ano importantíssimo. Mas em 2013 pretendemos alcançar todas as regiões do Estado, inclusive, região Norte, onde percorreremos Pirapora, Januária, Montes Claros e Janaúba. Em seguida, iremos para o eixo do Vale do Rio Doce e Jequitinhonha, abrangendo Governador Valadares, Teófilo Otoni, Almenara, Araçuaí e Diamantina. Em seguida, iremos para o Vale do Aço, completando todo o circuito”, observou.

 

A secretária adjunta chamou atenção ainda para o principal objetivo deste ano, que é fazer com que as ações do ForPaz “sejam efetivamente aplicadas nas escolas. Para o mês de abril, está previsto uma grande mobilização de alunos oriundos de comunidades escolares da Região Metropolitana de Belo Horizonte, para uma campanha de promoção da paz, que contará com o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Defensoria Pública, parceiros efetivos do ForPaz”.

 

Justiça restaurativa nas escolas

 

Neste momento, a Secretaria de Estado de Educação dá andamento também a um estudo sobre justiça restaurativa e os instrumentos necessários para implantação nas escolas da rede estadual de ensino. O estudo é coordenado pela especialista, Monica Mumme, considerada referência no assunto no Brasil, e o objetivo do estudo é desenvolver um projeto piloto para ser testado em escolas da rede em sua fase inicial.

 

Até o momento, cinco profissionais da área educacional estão sendo capacitados no campo da justiça restaurativa. “Todas as ações do ForPaz se mantém em 2013, porém de forma mais ampliada. A intenção é fazer com estas ações cheguem nas escolas, sensibilizar alunos e família, capacitar educadores e envolver o entorno das escolas”.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: