Em 20/02/2013 às 14h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vacinação contra aftosa em Minas alcança 98% de cobertura na 2ª etapa

A etapa envolveu 10.076.514 milhões de bovídeos va

A etapa envolveu 10.076.514 milhões de bovídeos va

Download

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Febre Aftosa de 2012, que foi encerrada, excepcionalmente, no mês de dezembro, teve um saldo positivo em Minas Gerais, atingindo um índice de vacinação de 98%.Os produtores rurais tiveram até o final do respectivo mês para comprovar, nas unidades do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de seus municípios, a imunização de seus animais.

 

A campanha obteve grande adesão dos produtores que têm na pecuária o seu sustento, demostrando a importância da participação efetiva na vacinação semestral. A etapa envolveu 10.076.514 milhões de bovídeos vacináveis com até 24 meses de idade, com a vacinação de 9.847.447 animais, nos 853 municípios do Estado.

 

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, é necessário que os produtores mineiros e de todo o país continuem aderindo as campanhas de imunização, que são fundamentais para erradicar e prevenir doenças de grande impacto como a aftosa. “No Estado, a participação dos produtores é crucial para manter Minas como área livre com vacinação contra aftosa, o que valoriza e fortalece ainda mais a pecuária”, comenta.

 

Dados

 

Minas Gerais possui status de zona livre de aftosa com vacinação. O IMA, vinculado a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) é o órgão responsável pela execução do programa em Minas. Ao todo, 353 mil propriedades rurais e 24,1 milhões de cabeças de bovídeos estão cadastradas no instituto com vacinações duas vezes ao ano: em maio, todo o rebanho e em novembro, animais de até 24 meses. Ao final da 2ª etapa de vacinação ocorrida no ano de 2011, o IMA possuía cadastro de 23,2 milhões de bovídeos, sendo um aumento de 3,8% entre as etapas de vacinação.

 

O Brasil, sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com a participação efetiva dos serviços veterinários estaduais e do setor agroprodutivo, segue na luta contra a febre aftosa em busca de um país livre da doença. O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implementação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: