04/01/2018 às 15h19m


Gordofobia, uma piada sem graça!


 

Você sabe o que é "Gordofobia"?
O dicionário diz que Gordofobia é a Aversão ou medo de pessoas gordas, mas na vida real a Gordofobia está bem mais próxima de nós!

Os padrões de beleza atuais cultuam corpos magros e definidos, um padrão único que não leva em consideração o biotipo da maior parte da população, e quando falamos de biotipos precisamos considerar a individualidade biológica de cada um nós.

A Gordofobia não está devidamente classificada e explicada pelo dicionário, há uma problemática muito maior por atrás desse termo, então, vamos expor tudo o que nós estamos sofrendo atualmente.

Não só pessoas obesas e com sobrepeso sofrem com a Gordofobia, a realidade é que todos nós sofremos e praticamos esse tipo de preconceito! A Gordofobia está mais presente do que podemos imaginar no nosso dia a dia, está presente em frases como:

"Vou comer para morrer!"
"Acho que não vou caber naquela calça amanhã."
"Ela é tão bonita de rosto, como pode ter aquele corpo?"
"Como ela tem coragem de vestir aquela roupa? Ela não sabe que é gorda?"
"Detesto gente gorda!"
 "Rolha de poço", "Elefante", "Gordo nojento", "Gordo é tudo igual", "Você deveria procurar roupas que te favoreçam"...

Se familiarizou com alguma frase? Pois é, a Gordofobia é algo que está no nosso cotidiano, não é mesmo? Mas esse preconceito também está disfarçado entre as frases legais, como:

"Gordelicia"
"Ela é gorda mas é gostosa"
"Você é tão fofinha"
"Você não é gorda, você é linda"
"você só está acima do peso"
"Mesmo gordinha você ainda é bonita"
"Você é tão corajosa de colocar um biquíni mesmo sendo gordinha"
"Você tem uma autoestima incrível, está acima do peso mas se ama"

Não tem mais graça, ninguém aguenta mais! O problema é que nós mesmo nos massacramos com as frases e atitudes gordofóbicas, tentamos nos adequar a um padrão inalcançável, tentamos fazer parte de um grupo em que não nos encaixamos.

Junto com a Gordofobia nós bombardeamos e somos bombardeados com a pressão social pela busca da beleza, uma busca incansável para sermos magros com a pele linda e cabelos lisos.

Isso tudo já cansou e a não tem mais graça, precisamos desmascarar esse tipo de preconceito e não aceitar mais essa imposição pela perfeição! Somos muito especiais, cada um com o seu corpo e forma física, é isso que nos torna únicos. Vista a sua beleza e seja feliz.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: gordofobia,piadas,medo,preconceito


Compartilhe:



14/12/2017 às 20h23m


Nutrição não é ditadura!


Olá caro leitor do blog Nutrição em Pauta!

Essa será uma postagem diferente, terá uma entonação bem pessoal, quase um desabafo de uma nutricionista.

Atualmente eu tenho visto o conceito popular de Nutrição mudar, estamos vivendo uma época em que a nutrição desnutre as pessoas, com um conceito distorcido de dietas baixíssimas em calorias e super restritivas, as pessoas tem se torturado para seguir "a dieta"...

Eu tenho visto notícias e mais notícias falando sobre o suicídio de pessoas jovens que se frustraram buscando o "corpo perfeito", pessoas se matando por não se enquadrarem no "padrão de beleza" atual! Mas qual é o padrão de beleza?

Nós somos seres humanos, não somos máquinas, possuímos biotipos diferentes, características físicas diferentes, e isso é o que nos torna único no mundo!

O papel da Nutrição nesse contexto é explorar o que cada um tem de melhor, evidenciar as suas características mais bonitas, também é nutrir o seu corpo, ajustando a sua alimentação a todas as suas necessidades. O ato de comer é algo que gera extremo prazer! Mas, atualmente comer virou um martírio, o passar fome é o atualmente correto, dietas zero carboidrato para um corpo que utiliza primariamente o carboidrato como fonte de energia, dietas riquíssimas em gordura para uma pessoa que não tem um gasto energético compatível com a ingestão calórica.

Os "padrões de beleza mudaram", pessoas compartilham conosco suas rotinas, suas refeições, seus treinos, mas até onde isso tudo é verdadeiro? Precisamos ter discernimento para saber o que é verdadeiro ou não nesse mundo digital! Recentemente uma blogueira famosa que havia postado em suas redes sociais foi desmascarada em um programa de rádio, onde acreditando estar fora do ar perguntou a mãe se declarava ou não ter feio uma cirurgia de lipoaspiração, então a mãe respondeu "conta a verdade maquiada"! Essa mesma blogueira, que vende seu estilo de vida para um público jovem, havia postado em suas redes sociais uma postagem com um antes e depois, dizendo que todo o seu resultado era apenas fruto de dieta e atividade física.

Há muita mentira e nós estamos comprando essa ideia, nossos adolescentes estão a cada dia mais deprimidos, ansiosos, querem alcançar corpos de adultos, meninas com 13 anos colocando prótese de silicone nos seios, se maquiando como mulheres de vinte e tantos anos, os meninos querem ter tanquinho e braços de 40cm, precisam provar a sua masculinidade em seus corpos sarados! Nossos jovens estão morrendo!

A Nutrição não é uma ditadura do corpo perfeito, eu não me formei para isso! A Nutrição é uma ciência que busca um equilíbrio do corpo e da mente, o que não significa magreza ou definição muscular, a Nutrição está muito acima disso! Nutrição significar Nutrir, dietas restritivas desnutrem nossos corpos, isso não faz parte da Nutrição.

E se vocês me permitirem deixar um conselho, na beleza não existe padrão, ser diferente é o que te torna raro, não se permita encaixar nos padrões, seja você o seu maior padrão de beleza, imagina se fossemos todos iguais, estaríamos lutando para ter algo diferente um do outro.

 

Beijinhos da Nutri. 


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: nutrição,desnutrir,explorar,refeições


Compartilhe:



23/11/2017 às 18h49m - Atualizado 23/11/2017 às 19h36m


Enjoei da dieta!


Quando começamos a fazer dieta e estamos muito focados tudo parece fácil, fazemos um esforço e acabamos comendo mesmo o que não gostamos, com o passar do tempo isso vai se tornando mais difícil, também ocorre quando nós não comemos nada além do que está na folha da dieta, não utilizamos as substituições para variar as refeições e com o tempo a rotina acaba nos enjoando.

Uma queixa muito comum de quem já faz dieta há algum tempo é de ter enjoado dos alimentos, muitas pessoas me dizem coisas do tipo, "não aguento mais comer alface", "não suporto mais comer cenoura", "comi tanto pão integral que não consigo mais comer", mas o que fazer quando isso acontece?

A principal forma de não deixar a dieta cair na rotina é apostar nas preparações diferentes para o mesmo alimento! O que eu quero dizer com isso é, não coma, por exemplo, batata doce cozida e peito de frango desfiado todos os dias, variar a forma de preparar os alimentos é o essencial para não cair na rotina, então, no caso do exemplo que dei essa pessoa poderia fazer escondidinho de batata doce com frango, bolinho de batata doce recheado de frango, purê de batata doce com bife de peito de frango, entre outras preparações!

Também vale variar o tipo do alimento por outros da mesma classe, como por exemplo, variar um tubérculo por outro, ainda usando o exemplo dado, trocar a batata doce por mandioca ou inhame, já daria uma cara nova a sua refeição, trocar o peito de frango por um bife de boi, carne moída, ovos cozidos, porque assim a chance que você tem de enjoar da dieta é pequena.

Toda dieta uma hora virará a sua rotina, assim como nós crescemos comendo pão de sal com manteiga e não nos enjoamos de comer assim, a dieta uma hora fará parte da sua rotina e você não ficará enjoado dela, por isso é muito importante que a dieta seja orientada por um nutricionista e que o nós sejamos sinceros com o nutricionista, para que ele possa montar uma dieta que seja mais fácil para nós realizarmos.

Muitas vezes as pessoas se sentem constrangidas de dizer ao nutricionista que não tem condições de comer determinado alimento, seja por questões financeiras ou porque não gostam de determinado alimento, isso é um fator limitante para que a dieta seja fácil de ser executada, então, fale tudo ao seu nutricionista, se gosta ou não de determinado alimento, se aquele alimento é caro para você, um relacionamento aberto com o nutricionista possibilitará mudanças na dieta e uma dieta mais fácil parar ser feita.

E a dica principal é, apostem na variação das preparações, esse é o segredo para não enjoar da sua dieta.

 

Beijinhos da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: dieta,alimentos,substituições,preparações


Compartilhe:



19/10/2017 às 18h38m


Mudando hábitos que engordam.


O verão está chegando e com ele muitas pessoas procuram adquirir uma nova rotina, tanto alimentar quanto de atividade física. Isso acontece por dois motivos, o primeiro é que durante o verão nós ficamos mais expostos, usando roupas mais curtas e a maioria das pessoas procuram melhorar a sua aparência devido a isso, o segundo motivo é que com o verão muitas pessoas se sentem mais dispostas a praticar atividade física, durante o frio é comum muitas pessoas deixarem de lado a academia.

Então, para que você que deseja adquirir novos hábitos nesse verão, mudar seu estilo de vida e de sentir bem com o seu corpo, anote essas algumas dicas que irão te ajudar.

Consuma mais água – Com o verão nossa necessidade de água aumenta, então precisamos consumir mais água e também bebidas isotônicas como água de coco e soro caseiro ou de reidratação. O consumo de água também te auxilia no emagrecimento! Isso mesmo, consumir água adequadamente te auxilia nos processos de perda de peso, sugere-se que o consumo 500mL de água 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar, totalizando 1,5L de água a mais que o mínimo necessário te auxilia na perda efetiva de peso, foi isso que um estudo publicado pelo Journal of Clinical and Diagnostic Research encontrou avaliando 50 jovens por 8 semanas, ao final do estudo além da redução do peso corporal houve redução no percentual de gordura.¹

Durma adequadamente – Dormir mal não te faz apenas ficar cansado, mas também te faz ficar mais inflamado! Sim, um sono inadequado aumenta os marcadores de inflamação, fazendo com que seu sistema imunológico fique debilitado, seus marcadores de inflamação aumentados e a sensibilidade hormonal reduzida, te deixando mais propenso a adquirir uma inflamação, desenvolver várias doenças e também reduzindo sua capacidade metabólica, dificultando tanto perder peso quanto ganhar massa magra. Então, para emagrecer e ficar com a saúde em dia, durma!²

Evite o estresse – Viver sobre estresse é algo comum nos dias de hoje, mas muitas vezes o seu emagrecimento fica comprometido pelo estresse diário que nós vivemos. Quando estamos sob a condição de estresse é liberado em nosso corpo um hormônio chamado Cortisol, esse hormônio bloqueia a via hormonal promove o emagrecimento. O Cortisol alterado também aumenta a sensação de fome, fazendo com que você coma mais e sem necessidade, mesmo adequando a dieta, a pessoa continua ganhando peso. Uma grande aliada nessa situação é a prática de atividades físicas, que auxilia na modulação hormonal reduzindo os níveis de estresse e cortisol.³

Não fique com fome – Quando estamos com fome tendemos a comer mais, por exemplo, ao chegarmos em um restaurante, quando não estamos com tanta fome tendemos a pegar menos comida, já que nosso corpo entende que aquela quantidade será suficiente para nos saciar, mas quando chegamos ao restaurante com muita fome nosso cérebro nos envia a seguinte mensagem "você está com fome e precisa comer muito para te saciar e suprir as suas necessidades", então a nossa tendência é comer mais, por mais que uma quantidade menor nos saciaria plenamente. Então, fracione melhor as suas refeições e evite ficar com muita fome. Opte por pequenas refeições entre as grandes refeições, como um pequeno lanche no meio da manhã e no meio da tarde com frutas e castanhas, pois as frutas são fontes de carboidrato e as castanhas são fontes de gordura boa, o que irá promover saciedade até a próxima refeição.

Beijinhos da Nutri.

1 – Vinu A. Vij, AnjAli S. joShi. Effect of ‘Water Induced Thermogenesis’ on Body Weight, Dody Mass Index and Body Composition od Overweight Subjects. Journal of Clinical and Diagnostic Research. 2013 Sept, Vol – 7(9): 1894-1896.

2 – Bellesi M et al. Slessp Loss Promotes Astrocytic Phagocytosis and Microglial Activation in Mouse Cerebral Cortex. Journal of Neuroscience 24 May 2017, 37 (21) 5263-5273.

3 - Geiker NRW et al. Does stress influence sleep patterns, food intake, weight gain, abdominal obesity and weight loss interventions and vice versa? Obesity Reviewa Jun, 2017


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: rotina,atividade física,aparência,academia


Compartilhe:



22/09/2017 às 13h34m


Jejum Intermitente – Parte 1


O Jejum Intermitente tem sido um dos assuntos mais comentados atualmente, muito se fala sobre essa prática que não é nova, mas têm ganhando cada dia mais adeptos pelo mundo.

Mas quando se fala de jejum muitos pontos são levantados, como exemplo, o protocolo a ser seguido, o público que mais se adéqua a prática do Jejum Intermitente, os efeitos do Jejum sobre o corpo, são tantas as dúvidas que vamos esclarecer em duas postagens, essa e a da semana que vem também.

O Jejum Intermitente nada mais é do que a prática de se manter longas horas de jejum intercaladas com alimentações e existem diversos protocolos como os de 6/18, 18/6, 12/12, 24/12e esses protocolos variam até em jejuns que duram semanas, apesar de ser o menos convencional e indicado. Durante o período de jejum o corpo utiliza como energia os corpos cetonicos oriundos da oxidação de ácidos graxos, ou seja, quebra da gordura para utilização como fonte de gordura. Durante o uso dos corpos cetonicos não ocorre ativação da insulina, então ocorre uma melhora nesse processo também.

Mas o que podemos esperar de resultados de uma dieta com prática de Jejum Intermitente? Bom, sugere-se que o jejum intermitente module os metabolismos glicídicos e lipídicos, sendo o metabolismo dos açúcares e das gorduras, dessa forma, promovendo a redução do acúmulo de gordura do corpo. Também podemos observar uma melhora nos marcadores de inflamação, melhora dos marcadores de colesterol e triglicerídeos, aumento da excreção da Adiponectina que é um hormônio que também auxilia na perda de gordura, melhora na biogênese mitocondrial, que nada mais é do que o aumento e melhora das mitocôndrias das nossas células e essas mitocôndrias são as responsáveis pela formação de energia no nosso corpo.

Os grupos onde a prática de Jejum Intermitente é mais indicado são diabéticos, pessoas com resistência a insulina, pessoas com perda de peso dificultada, entre outros, mas não são todas as pessoas que devem praticar o jejum, como por exemplo pessoas com doenças crônicas e em utilização de medicação específica, por esse motivo o Nutricionista deverá ser sempre consultado.

Para saber mais sobre Jejum Intermitente não perca a nossa postagem da semana que vem.

Beijinhos da Nutri Giuliana Paiva.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: jejum,dieta,resistência,doenças


Compartilhe:



18/09/2017 às 18h16m - Atualizado 22/09/2017 às 15h14m


Fazer dieta Não é caro!

Uma grande dúvida dos pacientes no consultório de Nutrição é sobre o valor de se fazer uma dieta, mas eu sempre digo fazer dieta não é caro!

Quando não seguimos um plano alimentar tendemos a comprar coisas superfulas como biscoitos, chocolates, refrigerantes, empanados, salgadinhos, balas, enfim, nós compramos alimentos que não nos alimenta e que são mais caros que os alimentos presentes em uma dieta.

Mas como deixar a dieta mais barata? Anote algumas dicas.

1ª – Procure as promoções, se programe para ir ao supermercado no dia de promoção e não tenha preguiça, vá ao supermercado pelo menos 2x na semana para aproveitar melhor esses dias de promoção. Os supermercados geralmente colocam promoções durante a semana, então, evite fazer as suas compras no final de semana.

2ª – Procure as verduras, legumes e frutas em feiras, mercado do produtor, sacolão, pois esses produtos costumam ser mais baratos nesses lugares quando comparado aos preços de supermercados.

3ª – Procure comprar produtos da época, produtos na entressafra são mais caros e de menor qualidade.

4ª – faça uma planilha de compras, dessa forma você evita comprar alimentos que não irá consumir e evita o desperdício.

5ª – Planeje a compra de frutas da semana, compre frutas mais maduras e também frutas um pouco mais verdes, dessa fora as frutas mais verdes chegarão boas para o consumo no final da semana e você não as perderá.

6ª – Faça lista para ir ao supermercado, dessa forma você se limita comprar apenas o que está na lista e não gasta dinheiro com produtos que não estão na dieta.

Dieta é planejamento, se planejada corretamente você com certeza irá poupar dinheiro.

Gostou das dicas? Então fique de olho, toda semana tem matéria fresquinha para você.

Beijinhos da Nutri Giuliana Paiva.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: dieta,alimentos,mercado,produtos


Compartilhe:



04/09/2017 às 13h19m


Suplementação no esporte – Parte 1


A suplementação nutricional ganhou grande espaço na vida dos praticantes de atividade física nos últimos anos, a variedade de suplementos disponíveis no mercado aumentou acompanhando a grande procura do público.
 
Com destino certo, a indústria farmacêutica e alimentícia vem investindo nas tecnologias dos suplementos, temos disponíveis hoje no mercado uma variedade enorme de suplementos como as proteínas, aminoácidos, pré-treino, entre outros, mas o que realmente funciona?

Segundo um estudo de revisão, publicado em janeiro de 2017 na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, onde foi investigado o efeito da suplementação de Creatina sobre a composição corporal de praticantes de atividade física, o uso de creatina auxilia no processo de aumento de massa muscular desde a formação de energia até o ganho de massa magra.

O ganho de massa magra pelo uso da suplementação de Creatina pode ser explicado devido ao aumento da síntese proteína e a redução da proteólise muscular, que é a degradação da "proteína" das células musculares. Quando utilizamos o suplemento de creatina, ocorre uma retenção de líquidos intracelulares e isso evita que nossas células percam, por exemplo, aminoácidos de cadeia ramificada (Valina, Leucina e Isoleucina) que são essenciais para a hipertrofia muscular, dessa forma a proteólise muscular é reduzida.

A creatina também é mais eficaz em exercícios de alta intensidade e curta duração, como os treinos de musculação, não sendo tão eficaz em exercícios aeróbicos como, por exemplo, as corridas.

Gostou dessas dicas? Na semana que vem falaremos sobre a suplementação pré e pós-treino.



Beijinhos da Nutri.



Oliveira, Ludmila Miranda, Maíra De Oliveira Azevedo, and Camila Kellen De Souza Cardoso. "Efeitos da suplementação de creatina sobre a composição corporal de praticantes de exercícios físicos: uma revisão de literatura." RBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva 11.61 (2017): 10-15.
 


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: suplementação,proteínas,atividade,industria


Compartilhe:



12/08/2017 às 15h02m


Guia Prático do Emagrecimento

O emagrecimento é um processo complexo e multifatorial, envolve aspectos biológicos, físicos, psicológicos e culturais. Então, levando todos esses aspectos em consideração, falaremos de um ponto de vista prático para emagrecer. 

Rotina e hábitos – mantenha uma rotina saudável, adquira hábitos que contribuirão para o seu emagrecimento, evite consumir diariamente frituras, refrigerantes, doces, comidas muito elaboradas, alimentos que são ricos em calorias vazias como sorvetes e bebidas alcoólicas. A regra de ouro é, "tudo o que for eventual não te fará engordar, a rotina sim!"

Consuma água adequadamente – a sede é confundida com fome, estar em um estado de desidratação constante te faz querer comer mais, então, tome água suficiente, além disso a água contribuirá em diversos processos que contribuirão para o seu emagrecimento, com melhora do transito intestinal.

Consuma verduras, legumes e frutas – as verduras, os legumes e as frutas além de fornecerem vitaminas e minerais, que auxiliarão no processo de emagrecimento, também são fontes de fibras o que também contribui para o processo de emagrecimento, tanto por aumentarem a saciedade quanto por auxiliarem a microbiota intestinal e também o transito intestinal.

Evite picos de fome – você não é obrigado a comer de 3 em 3 horas, mas evite os longos períodos de jejum, pois realizar uma refeição com muita fome fará com que você coma mais e desnecessariamente. Então, faça mais refeições por dia com porções pequenas de comida, evitando os picos de fome você evitará os excessos da gula.

Durma de forma satisfatória – é durante o sono que nosso corpo realiza vários processos, entre eles a liberação de muitos hormônios, dormir pouco fará com que você sinta mais fome, por exemplo, pois desequilibra a relação entre o hormônio da saciedade e da fome e ainda aumenta a liberação de hormônios como o cortisol, que por si só te faz ganhar peso. Então, não existe aquela história que 4h de sono já é o suficiente para você, durma com qualidade para que seu corpo tenha tempo suficiente para realizar todos os processos necessários que só ocorrem durante o sono.

Essas são as 5 regrinhas de ouro do emagrecimento, mantenha hábitos saudáveis, beba água, consuma alimentos funcionais, evite longos períodos de jejum e durma de forma satisfatória, também entra aqui a atividade física, mas isso somente um Professor de Educação Física poderá te orientar. 

Beijinhos da Nutri Giuliana Paiva. 

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: nutrição, emagrecer, alimentação, regras


Compartilhe:



03/08/2017 às 12h29m


Mídias Sociais

Mídias sociais são todas as ferramentas que possibilitam a interação social por meio de postagens e compartilhamentos de informações, textos, fotos, vídeos, tudo isso compõe esse universo, mas a questão que iremos abordar é o quanto somos influenciados por esse universo.

Hoje em dia algumas dessas ferramentas de mídias sociais, como o Instagram, Facebook, Tumblr, fazem parte do nosso dia a dia, exercendo influência sobre as nossas escolhas e preferências. Sabemos que muitas marcas, conhecendo a influência dessas ferramentas, utilizam as pessoas com um número maior de seguidores para influenciar a nós, seus seguidores, a consumir seus produtos, seja alimento, roupas, acessórios, e diversas outras coisas que de tanto sermos influenciados vamos acabar comprando.

Mas todo esse universo de influências está gerando muitos tipos de transtornos no público em geral. Muitas pessoas têm desenvolvido compulsões, por comprar, por comer, tem desenvolvido transtornos como anorexia, bulimia, transtornos de imagem, e até quando e até quanto isso é saudável para nossas vidas? Até quando seguir o que o blogueiro faz e fala é saudável social e mentalmente para nós, seres humanos normais, comuns, que temos nossas vidas comuns de trabalho, casa, estudos... Acreditarmos que, estar em uma praia na tarde de uma terça-feira é algo possível para nós, que não ganhamos a vida postando essas fotos, nos deixa deprimido, pois é um desejo comum, em um dia de sol, com aquele céu limpo, sem nuvens, estar em uma praia e apreciar uma água de coco gelada, mas será que isso é possível para todos nós? Será que esse tipo de postagem não está fazendo propaganda para um hotel ou uma empresa que lucra com a sua ida a praia?

As pessoas que utilizam as mídias sociais estão sendo influenciadas pelas estratégias de marketing e não estão percebendo!

É saudável praticarmos exercícios e uma alimentação saudável! Mas até que ponto é saudável levarmos uma marmitinha em uma bolsa térmica para um restaurante? Será que nesse restaurante não tem nada saudável, te obrigando a levar a sua própria comida? Será que esse "estilo de vida" realmente se adéqua às suas necessidades nutricionais ou será que você está sendo um consumidor do "estilo de vida" que você está seguindo?

Pense sobre essas coisas e reflita se o que você tanto busca, será que todo esse sacrifício é mesmo necessário para alcançar uma vida saudável?

Beijinhos da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



27/07/2017 às 19h57m


Constipação intestinal

Uma das maiores queixas entre os pacientes em um consultório de Nutrição é a Constipação Intestinal, que nada mais é do que aquele intestino preguiçoso que leva dias para funcionar e que quando funciona causa muita dor.

A Constipação Intestinal pode ocorrer por diversos fatores, nas dietas pobres em fibras, por causa do baixo consumo de água, por falta de atividade física ou pelo desequilíbrio da Microbiota Intestinal (antigamente chamávamos de Flora Intestinal).

Então, segue algumas dicas infalíveis para o bom funcionamento do intestino.

Inclua fibras na sua dieta – Alimentos ricos em fibra ajudam na formação do bolo fecal e auxiliam o bom funcionamento do intestino! Inclua frutas, verduras (principalmente cruas), legumes e cereais e as oleaginosas.

Consuma água – O nosso organismo precisa muito de água, a demanda é bem maior do que imaginamos. Cada pessoa tem uma necessidade diária de água, se o seu intestino não está funcionando bem é provável que você esteja consumindo pouca água.

Atividade física – A atividade física auxilia os movimentos naturais do intestino, fazendo com que as fezes percorram por todo o intestino com mais facilidade, melhorando o fluxo intestinal.

Disbiose Intestinal – A Disbiose Intestinal nada mais é do que o desequilíbrio entre as bactérias que colonizam o nosso intestino. No nosso intestino existem bactérias benéficas e bactérias maléficas, mas todas elas precisam existir para que ocorra um equilíbrio entre entras, assim nosso intestino estará em Simbiose, significando que tudo está em Equilíbrio. Quando ocorre a Disbiose, que é um desequilíbrio entre essas bactérias, o funcionamento do intestino fica comprometido. A simbiose é tratada com o uso de bactérias boas para o intestino.

 

Ficou curioso sobre o tema? Aqui, no Nutrição em Pauta, nós falamos semanalmente sobre vários assuntos da Nutrição, então fique de olho.

 

Beijinhos da Nutri 


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: