16/09/2017 às 15h05m


Os 27 anos do Código de Defesa do Consumidor


Olá, minha gente!!!

 

            No último dia 11 de setembro, o nosso Código de Defesa do Consumidor completou 27 anos.

           Na época de sua criação, os juristas o apresentavam como uma das leis mais avançadas do mundo.

            O Código de Defesa do Consumidor vem sendo muito importante na relação cliente x vendedor. Ele traz segurança e garantias no momento de realizar qualquer transação.

            O CDC ficou marcado como uma grande evolução, já que nosso país não tinha normas que atendessem especificamente aos consumidores.

            Atualmente, as empresas vêm se preocupando, cada vez mais, com os consumidores. Com um melhor atendimento.

            Isso pode ser percebido, na grande maioria, o cuidado que o fornecedor tem em atender seu cliente através dos canais de atendimento (SAC, ouvidoria, rede social, etc.)

            Outro avanço significativo, que traz comodidade aos consumidores foi a criação dos órgãos especializados, como os PROCONs.

            Estes órgãos são de fundamental importância aos consumidores, já que trazem uma celeridade maior em comparação com as ações judiciais que vem se arrastando pelo caminho.

            Interessante, também, é que hoje os consumidores têm interesse pelos seus direitos. Lutam por eles. Exercem a todo instante.

Do surgimento da lei até hoje, muitas lutas foram necessárias para que as determinações fossem cumpridas. Ocorreram resistências, inclusive sobre questões simples.

Mas a realidade é uma só: os direitos dos consumidores vêm ganhando grande importância e crescendo a cada dia. Cabe a nós, consumidores, exercer os nossos direitos para que possamos ter uma relação de consumo saudável.

Então, minha gente, eu dedico esse pequeno texto à nós, consumidores, pois é muito gratificante ter uma legislação que nos ampare e proteja contra àqueles que agem contra o mercado de consumo.

Fica aqui o meu até breve.

Forte abraço.


Autor: Rafael Vilela Andrade

Tags relacionadas: consumidor,defesa,juristas,cliente


Compartilhe:



Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: