16/03/2017 às 10h15m


50% Obesos

Que a obesidade assombra o mundo moderno todos nós sabemos. Sabemos também sobre os riscos da obesidade e os danos causados na saúde do obeso. Mas será que nós realmente sabemos o quanto estamos obesos? Nós, a população, sabemos o quanto nós estamos sendo atingidos por essa doença?

Segundo a ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, atualmente a região Sudeste ocupa o 2º lugar no ranking de obesidade entre a população adulta do Brasil, sendo 50,45% da população adulta obesa. E ocupa o 1º lugar em obesidade de crianças com idade entre 5 e 9 anos, sendo 38,8% da população dessa faixa etária obesa.

Esses dados geram grande preocupação, já que o mundo inteiro vem lutando contra a obesidade há anos, mas o número de pessoas obesas só aumenta a cada ano que passa.

Quando pensamos no adulto obeso temos que lembrar que, o adulto é responsável pelos seus atos, suas escolhas e as consequências que isso traz. E quando pensamos nas crianças? O que nós temos como resposta é que a obesidade dos pais tem influenciado diretamente nas crianças e isso é muito grave, significa que a próxima geração terá mais obesos que temos atualmente.

Mas o que mudou? Porque temos esses dados tão alarmantes?

A primeira coisa a ser levada em consideração é que, a população tem investido cada dia mais em alimentos prontos, pré-preparados, em fast foods, refrigerantes, alimentos que contém em sua composição grandes quantidades de açúcares e gorduras e sódio. Podemos dizer que a modernidade no setor alimentício é o mal do século!

A segunda coisa a ser levada em consideração é que o sedentarismo cresceu, segundo o VIGITEL 2014 49% da população é insuficientemente ativa, sendo 40% de homens e 56% de mulheres que não praticam atividade física em tempo suficiente para promover melhoras na saúde. Apesar da queda no número de pessoas que assistem televisão e o aumento no número de pessoas com mais de 12 anos de escolaridade que praticam atividade física regularmente, grande parcela da população ainda está sedentária, um outro ponto que temos que observar é que apesar das pessoas estarem assistindo menos televisão, mas a internet tem ocupado um precioso tempo no dia a dia da população, que tem se tornado cada vez mais obesa.

E como podemos reverter esse quadro?

O cuidado com a alimentação é fundamental, reduzir o consumo de alimentos ultra processados, como os alimentos prontos, enlatados, refrigerantes e bebidas gaseificadas, sucos de caixinhas e latinha, reduzir o consumo de sal, aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, aumentar o consumo de alimentos naturais, aumentar a pratica de atividade física, esses são os primeiros passos para reverter o avanço da obesidade no Brasil.


Um super beijo da Nutri

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: