10/02/2017 às 10h12m


A famosa dieta da proteína e suas desvantagens

Esse é um assunto muito comentado aqui no consultório, "Dieta da Proteína" é o que está em alta nesse momento, seja low carb, paleolítica, dukan ou mesmo dieta da proteína, e esse tipo de dieta vem ganhando adeptos pelo mundo a fora.

Mas quais os benefícios? Quais os riscos? Qualquer pessoa pode fazer?

Bom, minha visão sobre esse tipo de dieta não é boa, eu tenho vários motivos para não gostar desse tipo de prática alimentar e vou enumerar alguns pontos negativos para vocês;

1º - Uma dieta baseada totalmente em proteínas pode trazer prejuízos para a saúde, um deles é a hipovitaminose, onde você ficará carente de vitaminas devido a pouca variedade de alimentos consumidos.

2º - Levar esse tipo de dieta como estilo de vida pode acarretar em problemas renais, também pode levar ao aparecimento de esteatose hepatica que é a famosa "gordura no fígado".

3º - Uma dieta baseada apenas em proteína leva à perda de massa magra! Exatamente, não adiante comer proteína demais pensando em ganhar músculos, o excesso de proteína e baixo consumo de carboidrato pode causar perda de massa magra. Para o ganho de massa magra faça sempre em uma dieta equilibrada!

4º - Uma dieta baseada em proteínas e baixo carboidrato e gordura tende a ser uma dieta de "fome". O que eu quero dizer com isso? Você sentirá muita fome e isso pode levar à compulsão alimentar, que é aquele momento onde você não aguenta mais passar fome e come tudo o que vê pela frente.

5º - São dietas que devem ser evitadas por diabéticos, hipertensos, pessoas com alterações de colesterol e triglicerídeos.

Mas então, quando esse tipo de dieta é boa?

Quando o profissional Nutricionista avalia que esse tipo de dieta pode ser uma boa estratégia a ser usada, como por exemplo, em períodos curtos como uma estratégia nutricional. Não faça dieta sem a orientação de um nutricionista, procure ajuda profissional e não coloque a sua saúde em risco.

Um super beijo da Nutri


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: