19/01/2017 às 14h36m


Eu faço tudo certo, mas não tenho resultados.

Uma queixa comum no consultório é sobre fazer tudo certo, comer bem, fazer atividade física, beber bastante água e dormir bem, mas mesmo assim os resultados não chegam! Mas por que será então que você não tem resultados?

- Conceito errado sobre comer bem!
Muitas pessoas acreditam que, comer bem significa comer frutas, verduras e legumes, evitar as carnes e os ovos (porque aumentam o colesterol), consumir água à vontade, fazer horas e horas de caminhada e exercícios aeróbicos e, fazendo tudo isso basta!

Mas tudo isso está errado! 

Devemos sim, comer frutas, verduras e legumes, mas tudo com moderação, o excesso de frutas, verduras e legumes pode ser prejudicial, como por exemplo, uma pessoa que consome fruta à vontade pode estar ingerindo uma grande quantidade de calorias diárias, o que pode fazer com que essa pessoa ganhe peso ou impeça a perda de peso.

Outro ponto que temos que pensar é que nosso corpo precisa sim de carboidrato! Temos que parar de encarar o carboidrato como o vilão da história! Claro que, devemos consumir os alimentos fontes de carboidrato com moderação, principalmente em situações onde queremos perder peso, mas restringir totalmente o carboidrato não irá te fazer perder peso gordo e sim irá reduzir o seu peso magro, e isso poderá te transformar um "falso magro", que é quando a pessoa é visualmente magra, mas tem um percentual de gordura alto.

- Conceito errado sobre atividade física.
Eu não sou a pessoa mais indicada para falar sobre atividade física, lembrando que apenas os profissionais de Educação Física podem fazer orientações sobre qual a atividade física mais indicada para cada pessoa! Então, o que eu vou falar é sobre o conceito de gasto energético.

Toda atividade física gera um gasto de energia pós-treino, esse gasto varia de acordo com a atividade física praticada. Muitas pessoas acreditam que fazendo apenas uma caminhada já é o suficiente para um grande gasto de energia, o que não é verdade! Existem atividades físicas que geram um gasto energético mais alto e são realizadas em um tempo menor, como por exemplo, a musculação. 

- Conceito errado sobre hidratação
O nosso corpo necessita de água para manter plenamente as suas funções, mas, consumir apenas água não é o suficiente para assegurar uma ótima hidratação. Nos dias muito quentes lembre-se de consumir, além de água, as  bebidas isotônicas, também podemos utilizar a água de coco e suco de frutas.

- Qualidade de sono
Durante o sono são liberados diversos hormônios, e a qualidade do sono é fundamental para que ocorra essa liberação de hormônios de forma adequada. Uma pessoa com o sono ruim pode ter um desequilíbrio desses hormônios, o que pode gerar desde uma dificuldade para emagrecer, quanto o ganho de peso e dificuldades para o ganho de peso magro.

Gostou desse assunto? Na semana que vem vamos conversar sobre o consumo de carboidratos!

Um super beijo da Nutri


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: