22/09/2017 às 13h34m


Jejum Intermitente – Parte 1


O Jejum Intermitente tem sido um dos assuntos mais comentados atualmente, muito se fala sobre essa prática que não é nova, mas têm ganhando cada dia mais adeptos pelo mundo.

Mas quando se fala de jejum muitos pontos são levantados, como exemplo, o protocolo a ser seguido, o público que mais se adéqua a prática do Jejum Intermitente, os efeitos do Jejum sobre o corpo, são tantas as dúvidas que vamos esclarecer em duas postagens, essa e a da semana que vem também.

O Jejum Intermitente nada mais é do que a prática de se manter longas horas de jejum intercaladas com alimentações e existem diversos protocolos como os de 6/18, 18/6, 12/12, 24/12e esses protocolos variam até em jejuns que duram semanas, apesar de ser o menos convencional e indicado. Durante o período de jejum o corpo utiliza como energia os corpos cetonicos oriundos da oxidação de ácidos graxos, ou seja, quebra da gordura para utilização como fonte de gordura. Durante o uso dos corpos cetonicos não ocorre ativação da insulina, então ocorre uma melhora nesse processo também.

Mas o que podemos esperar de resultados de uma dieta com prática de Jejum Intermitente? Bom, sugere-se que o jejum intermitente module os metabolismos glicídicos e lipídicos, sendo o metabolismo dos açúcares e das gorduras, dessa forma, promovendo a redução do acúmulo de gordura do corpo. Também podemos observar uma melhora nos marcadores de inflamação, melhora dos marcadores de colesterol e triglicerídeos, aumento da excreção da Adiponectina que é um hormônio que também auxilia na perda de gordura, melhora na biogênese mitocondrial, que nada mais é do que o aumento e melhora das mitocôndrias das nossas células e essas mitocôndrias são as responsáveis pela formação de energia no nosso corpo.

Os grupos onde a prática de Jejum Intermitente é mais indicado são diabéticos, pessoas com resistência a insulina, pessoas com perda de peso dificultada, entre outros, mas não são todas as pessoas que devem praticar o jejum, como por exemplo pessoas com doenças crônicas e em utilização de medicação específica, por esse motivo o Nutricionista deverá ser sempre consultado.

Para saber mais sobre Jejum Intermitente não perca a nossa postagem da semana que vem.

Beijinhos da Nutri Giuliana Paiva.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: jejum,dieta,resistência,doenças


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: