10/03/2017 às 15h54m


Whey Protein, eu preciso tomar?

Muitas vezes nós escutamos falar que, precisamos consumir proteínas para ganhar massa magra. Essa ideia é compartilhada principalmente entre os praticantes de atividade física, nas academias de musculação, luta e entre praticantes de esportes no geral.

Mas, será mesmo que precisamos consumir suplementos alimentares para ganhar massa magra? Será que precisamos consumir ovos e mais ovos para ganhar massa magra? Quando é que se faz necessário suplementar proteína em um praticante de atividade física e qual a melhor opção de consumo das proteínas?

Em um estudo publicado esse ano, foi avaliado o quanto as pessoas que praticam atividade física conhecem e utilizam dos suplementos alimentares. Esse estudo deixou claro que a grande maioria das pessoas avaliadas conheciam suplementos alimentares e entendiam sobre o papel desses suplementos alimentares.  Outro ponto importante avaliado nesse estudo é que, mais da metade do público avaliado utilizavam os suplementos com a intenção de ganho de peso magro, hipertrofia. 

O estudo também avaliou os tipos de suplemento mais utilizados por essas pessoas e 82% dessas pessoas utilizavam Whey Protein (proteína do soro do leite) e 47,4% dessas pessoas utilizavam o BCAA (suplemento alimentar proteico composto por 3 aminoácidos).

Um dado alarmante nessa pesquisa é que, apesar das pessoas conhecerem os suplementos a suas funções e 90,2% das pessoas terem dito acreditar que o Nutricionista é o profissional responsável por prescrever suplementos alimentares, apenas 16,4% da população estudada relatou usar os suplementos com a orientação de um Nutricionista e 55,7% dessas pessoas utilizavam suplementos alimentares por indicação do Educador Físico, o que evidentemente coloca essa população em risco, visto que, apenas o Nutricionista é capacitado para prescrever qualquer alteração no padrão alimentar ou a utilização de suplementos alimentares para as pessoas.

Vendo esses dados e unindo aos meus conhecimentos e prática clinica, eu digo com segurança que, a maior parte das pessoas que praticam atividade física utilizam de forma errada os suplementos alimentares, também utilizam, muitas vezes, suplementos alimentares desnecessariamente. Claro que, os suplementos são aliados em uma terapia Nutricional de um atleta ou praticante de atividade física, mas eu vejo muita gente cometendo loucuras, como por exemplo, pessoas que comem 30 ovos por dia ou utilizam Whey Protein várias vezes por dia, trocam refeições importantes por Whey Protein ou por outros suplementos proteicos.

A suplementação com proteína deve ser feita quando a pessoa não consegue consumir nas suas refeições toda a sua necessidade diária de proteína, então o Nutricionista inicia a suplementação proteica para suprir essa necessidade diária, que estará aumentada dependendo do treino e da modalidade esportiva do indivíduo.

Todos que praticam atividade física precisam de suplementos? Definitivamente, Não.

Eu posso consumir suplementos alimentares? Procure um Nutricionista para melhor te orientar sobre as suas necessidades diárias de nutrientes e para adequar a sua alimentação às suas necessidades.

Um super beijo da Nutri

DOS SANTOS, Edilane Araújo; PEREIRA, Fernanda Bissigo. Conhecimento sobre suplementos alimentares entre praticantes de exercício físico. RBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 11, n. 62, p. 134-140, 2017.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: