03/11/2016 às 20h52m


Você costuma ler rótulos?

Muitas pessoas ainda não tem o hábito de ler os rótulos dos alimentos que consomem, é comum elas comprarem alimentos guiados pelas embalagens chamativas e apelativas, com dizeres como Light, Diet, Fit, Fitness, entre outras coisas que tornam esses alimentos mais atraentes, mas a rotulagem passa despercebida. 

É no rótulo dos alimentos onde estão descritas as características desse alimento, desde as calorias e nutrientes que esse produto fornece até a lista de ingredientes que foram utilizados para a fabricação desse alimento. 

Quando pensamos na lista de ingredientes do rótulo de um produto devemos observar a ordem em que ingredientes são descritos, sempre o primeiro ingrediente é a base daquela receita, por exemplo, o pão integral: 

"Farinha de trigo integral, glúten de trigo, farinha de centeio, fibra de trigo, sal, polidextrose, inulina, conservadores propionato de cálcio e sorbato de potássio, emulsificantes mono e diglicerídeos de ácidos graxos e estearoil-2-lactil lactato de sódio, melhoradores de farinha, ácido ascórbico e azodicarbonamida e acidulante ácido lático" (informação retirada do Pão Integral Leve Centeio da marca Seven Boys".

Observe que nesse pão integral o primeiro ingrediente descrito é a Farinha de Trigo Integral, podemos dizer que esse produto realmente é um produto integral, a base de seus ingredientes é a farinha integral. Mas, caso nessa lista de ingredientes a primeira farinha fosse Farinha de Trigo Enriquecida com Ferro e Ácido Fólico nós não poderíamos dizer que se tratava de um produto integral, pois o seu maior ingrediente seria a farinha branca.

Outro caso que devemos sempre observar é no caso dos produtos Light ou Zero, observe o que realmente está reduzido ali, como no caso de Iogurte Zero, que podem ser Zero Açúcar ou Zero Gordura, e à partir dessa informação é que você irá escolher o melhor produto de acordo com a sua necessidade.

Adquirir o habito de ler rótulos é a melhor maneira de você se certificar de que realmente está consumindo o produto que deseja. Fique de olho e leia tudo que está descrito nos rótulos, não seja enganado por rótulos bonitos e coloridos, fique atendo ao conteúdo de cada alimento.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: leitura - rótulos - costume


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: