26/10/2016 às 19h02m


Estou de dieta, agora só como Light e Diet

Muitas vezes nos pegamos pensando sobre isso ou escutamos alguma pessoa falar sobre esse assunto, alimentos de dieta são os light e diet, mas será mesmo que tem que ser assim?

Segundo a Anvisa, os alimentos classificados como light ou zero (estabelecidos pela Portaria SVS/MS 27/1998) são alimentos com alguma condição específica em suas propriedades nutricionais, o que pode ser em relação ao seu valor energético ou a quantidade de nutrientes presentes em sua formulação, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. Não necessariamente esse alimento terá um teor energético menor do que um produto similar. Para ser classificado como Light ou Zero basta o alimento ter baixo ou reduzido teor de algum nutriente, sendo que, para esse alimento ser classificado como light deverá apresentar uma redução de no mínimo 25% do nutriente proposto, como por exemplo, 25% menos sódio.

Quando falamos de alimentos Diet (contemplados na Portaria SVS/MS 29/1998) são aqueles destinados às pessoas com condições especiais como diabéticos, hipertensos ou pessoas que mantém uma dieta para controle ou perda de peso, alimentos destinados para dietas com restrição de açúcares ou restrição de outro nutriente como proteínas, gorduras, açúcar ou sódio, como por exemplo, os alimentos destinados a Diabéticos, que são produtos com restrição de açúcar ou alimentos destinados a Hipertensos com restrição de sódio. Os alimentos Diet devem ser isentos ou apresentar quantidades insignificantes de determinado nutriente.

Então, agora que sabemos identificar o que são os alimentos Light e Diet, você acredita mesmo que, ao iniciar uma dieta você precisa consumir apenas esses alimentos?

Vamos pensar o seguinte, iniciamos uma dieta e queremos reduzir calorias, mas estamos consumindo um alimento Diet que é isento de sódio, mas tem um teor de gordura maior, ou digamos que vamos optar por outro alimento Diet que é isento de açúcar, mas tem um teor de sódio maior, será que estamos realmente tendo alguma vantagem em consumir esses alimentos?

Quando comparamos os refrigerantes de cola convencional e o zero podemos observar isso, no refrigerante convencional o teor de sódio é de 18mg em 350ml, já o refrigerante zero o teor de sódio é de 49mg em 350mL, mais que o dobro de sódio na mesma quantidade de produto. Pensando por esse aspecto, esse refrigerante é zero açúcar e um hipertenso que precisa perder peso para controlar a sua pressão arterial pode facilmente consumir esse alimento, pois não tem carboidratos, mas em contra partida esse alimento pode contribuir para um quadro de hipertensão arterial.

Opinando a respeito, eu como nutricionista, não acredito que uma pessoa necessariamente precisa consumir alimentos Diet ou Light apenas pelo fato de estar de dieta ou porque essa pessoa deseja perder peso. Esses alimentos podem facilmente levar a pessoa ao erro, por esse motivo acredito que a leitura do rótulo dos alimentos é essencial para não consumir um alimento equivocadamente.

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: diet, light, sódio, açúcar, alimento


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: