11/10/2016 às 09h50m


Jejum intermitente ou dieta convencional?

Muitas pessoas tem me perguntando sobre a prática do Jejum Intermitente, já que a mídia tem divulgado sobre seus benefícios. Temos que lembrar que, a atual dieta de Jejum Intermitente é usada há muitos anos e era conhecida como Dieta Cetogênica, descoberta em 1962 pelo Dr. Alfred Bauer em seus estudos, onde identificou que em determinado estado de jejum com o corpo em estado de catabolismo a gordura era convertida no fígado em ácidos graxos e corpos cetônicos para obtenção de energia, por isso o nome de Dieta Cetogênica.

Os benefícios do Jejum Intermitente vão muito além do que podemos imaginar, o uso desse tipo de dieta pode auxiliar no tratamento da compulsão alimentar, na redução de peso, redução de marcadores hormonais, redução da resistência à insulina, melhora da resposta de fome e saciedade, entre outros benefícios.

Muitos estudos evidenciam que a curto prazo vários tipos de dieta trazem benefícios de perda de peso, mas poucos estudos evidenciam esses benefícios a longo prazo, como a permanência do indivíduo com a dieta, redução dos marcadores hormonais a logo prazo, redução e manutenção do peso, redução das doenças cardiovasculares, melhora e prevenção do Diabetes, redução das taxas de lipídeos no sangue, entre outros marcadores.

Um estudo realizado com 40 adultos obesos de ambos os sexos, avaliou a eficácia entre as dietas de baixa caloria, alta em proteínas e jejum intermitente e uma dieta convencional. Os grupos foram avaliados por 1 ano e 4 meses e concluiu-se que ao final do período os indivíduos que estavam em uma dieta com baixa caloria, um aporte proteico maior e praticando jejum intermitente conseguiram a manutenção, a manutenção foi igual em ambos os sexos, os níveis de lipídeos no sangue eram menores e alcançaram uma melhora no sistema cardiovascular quando comparados ao grupo que mantiveram uma dieta saudável convencional.

O que esse estudo demonstrou foi que existem inúmeros benefícios na pratica do jejum intermitente diante a manutenção da perda de peso, melhora no perfil bioquímico, melhora no sistema cardiovascular, entre outras vantagens.
Vale lembrar que, todos devemos sempre procurar a orientação de um profissional Nutricionista para a orientação personalizada.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: jejum, dieta, fígado, estômago


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: