06/09/2016 às 13h32m


Super Alimento - Cogumelos e o Câncer

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"
Hipócrates

Eu desconheço uma frase melhor para começar a nossa conversa de hoje! Hipócrates nasceu na Grécia no ano 460 a.C. e é considerado o "pai da medicina", já naquela época e sem muitos recursos Hipócrates sabia que a forma com que as pessoas se alimentavam era um aspecto decisivo para a saúde delas.

Hoje em dia, com toda a modernidade que existe e o avanço tecnológico, ainda sofremos com doenças como o câncer! Mesmo com todo o cuidado que temos em realizar anualmente os exames de rotina, muitas mulheres ainda são acometidas pelo câncer de mama, que, apesar de ter um bom índice de cura ainda mata muitas mulheres anualmente.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), há estimativa de 57.960 novos casos de Câncer de Mama para o ano de 2016.

E o que a nutrição pode ajudar sobre esse aspecto?

Existem alimentos que ajudam na prevenção dos diversos tipos de Câncer, e hoje vamos falar sobre um super alimento que auxilia na prevenção do Câncer de Mama.

Pouco explorado na nossa culinária, os diversos tipos de Cogumelos comestíveis possuem grandes propriedades nutricionais! Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

Os cogumelos possuem inibidores da aromatase, que é uma enzima que produz estrogênio, nós sabemos que o estrogênio está diretamente ligado ao Câncer de Mama e muitos medicamentos de combate a esse tipo de câncer tem como princípio inibir a enzima "aromatese". Quando consumimos Cogumelos Comestíveis estamos consumindo esses inibidores de forma natural, por isso eu afirmo, Cogumelos Comestíveis devem fazer parte da sua alimentação a partir de agora!

Os Cogumelos Comestíveis além de serem fonte de inibidores da enzima aromatase que combate o Câncer de Mama, também auxiliam o trabalho das células NKT que são super células de combate a células cancerígenas e patógenos. Os Cogumelos Comestíveis ainda atuam nas doenças auto imunes pelo seu perfil de atividade imuno-moduladora, melhorando os sintomas exacerbados do sistema imunológico e possui propriedades anti-inflamatórias, que auxiliam na obesidade pois é uma doença que causa inflamação sistêmica e auxilia nas doenças inflamatórias em geral.

São muitos benefícios em um único alimento! Já pensaram em como vão preparar o Cogumelo Comestível de hoje?

Essa postagem não substitui a orientação individualizada de um profissional Nutricionista.

Um super beijo da Nutri


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: