30/08/2016 às 08h27m


Glúten Free? A dieta sem Glúten.

A moda dita muitas coisas na nossa vida. E uma das coisas que tem sido ditada pela moda é a forma com as pessoas se alimentam!

Há alguns anos o Glúten vem sendo feito de vilão das dietas, muitas pessoas acreditam que ao retirarem o glúten do cardápio irão emagrecer muitos quilos em pouco tempo, irão ficar definidos e suas vidas mudarão.

Quando iniciamos uma dieta sem Glutén passamos a substituir os alimentos à base de trigo, aveia, malte, cevada e centeio que são fontes de glúten por alimentos à base de milho, arroz, batata e mandioca, mas essa substituição implica em muitas coisas, principalmente dificultando a perda de peso.

Quando consumimos um carboidrato ativamos a resposta da insulina sobre a glicose, que é o mecanismo responsável por levar essa glicose para dentro das células. Os alimentos a base de trigo provocam uma resposta alta de glicose-insulina, mas, os alimentos a base de milho, arroz, batata e mandioca tem uma resposta ainda maior sobre a glicose-insulina, então quando consumimos esses alimentos acabamos por guardar mais glicose nas células, aumentando o tecido de gordura, por isso temos visto pessoas com a Doença Celíaca engordando após retirarem o Glúten da dieta. Vamos falar sobre a Doença Celíaca na semana que vem.

Mas existe alguma vantagem sobre a retirada do Glúten da dieta?

O Glúten é a proteína presente nos alimentos à base de trigo, aveia, malte, cevada e centeio, existem outras proteínas nesses alimentos, mas em menor quantidade. Quando consumimos o Glúten é gerado em nosso organismo respostas imunológicas e neurológicas, vou explicar melhor; Existem pessoas com intolerância ou alergia ao Glúten, que ao consumirem certos alimentos sofrem uma resposta de combate do Sistema Imunológico, o corpo entende que sofreu uma agressão então precisa combater aquele agente agressor, também há uma inflamação crônica na mucosa intestinal dessas pessoas, que sofrem com reações como diarreia crônica, vômitos, dor abdominal, anemia, emagrecimento repentino, entre outras. Já a resposta neurológica; quando o Glutén que consumimos sofre digestão é quebrado em partes menores chamadas peptídeos, esses peptídeos seguem pela corrente sanguínea e lá no nosso cérebro se ligam aos receptores de morfina, promovendo em nós a sensação de prazer, por isso podemos dizer que o Glúten causa dependência.

Quando me perguntam se eu vejo alguma vantagem em retirar o Glúten da dieta eu digo que, se tratando de um celíaco ou alérgico ao Glúten eu vejo a necessidade de optar por alimentos sem Glúten, como frutas, verduras e legumes, carnes, ovos e leite. Caso a pessoa não seja alérgica ou intolerante eu não vejo vantagem em optar por outros alimentos caso o objetivo da pessoa seja emagrecer. Cada caso é um caso e cada pessoa tem que ter uma dieta planejada para ela, procure um profissional Nutricionista capacitado fazer o seu plano alimentar individualizado.

Um super Beijo da Nutri.

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: glúten - dieta - nutrição


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: