23/08/2016 às 12h53m


A hidratação do Idoso

Na terceira idade sofremos com modificações dos sentidos, uma dessas modificações nos sentidos é a perda na sensação de sede, muitos idosos tem uma sensibilidade menor para a sede e acabam se desidratando por conta do baixo consumo de água. O baixo consumo de água não implica somente na desidratação, nosso corpo depende de água para executar várias funções, o baixo consumo de água está ligado ao mau funcionamento do intestino, processos inflamatórios e infecciosos recorrentes, problemas renais, baixa produção de saliva, pele seca e quebradiça, doenças como câncer, problemas broncopulmonares, perda da função cognitiva, entre outras, e a desidratação grave pode levar à morte.

Além da baixa sensibilidade a sede, muitos idosos sofrem com problemas de memória, problemas para se locomover ou por outras doenças que os impossibilitam de se lembrar ou de ter acesso à água, isso faz com que o idoso consuma pouca água.

Mas como fazer com que o idoso consuma mais água?

- Manter a água sempre à mão, como por exemplo manter sempre um copo com água próximo da cabeceira da cama do idoso, lembre-se que, devido a perda dos sentidos, o tato do idoso está comprometido, então devemos manter copos inquebráveis como os de plástico e de preferência com alça como as canecas de plástico, para ajudar o idoso a segurar esse copo com segurança.

- Oferecer ao idoso alimentos ricos em água, como por exemplo picolés, sucos, gelatinas, chás. Lembrando que, refrigerantes, sucos industrializados, bebidas gaseificadas, não substituem o consumo de água.

- Colocar lembretes e despertadores pela casa, para que o idoso ao ver o lembrete ou escutar o despertador se lembre de consumir água.

- O cuidador do idoso se atentar para ofertar água de hora em hora ao idoso, mesmo que esse recuse toda a quantidade de água.

- No verão principalmente, oferecer bebidas isotônicas ao idoso, como água de coco, soro de reidratação, soro caseiro, bebidas isotônicas prontas como aquelas direcionadas aos atletas.

Em caso de diarréia, vômitos e febre, devemos levar o idoso imediatamente ao hospital ou emergência mais próxima, pois são sintomas de desidratação grave. Não hesite em procurar ajuda médica, a desidratação pode levar o idoso à morte. 

Minhas postagens são de caráter informativo. Em caso de dúvidas procure sempre um Nutricionista capacitado para adequar a sua dieta.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: hidratação - idoso - nutrição - nutricionista


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: