10/08/2016 às 09h26m


A perda do apetite no Idoso

Muitas vezes nos deparamos com idosos que perderam o apetite ou perderam o interesse pelos alimentos. Isso ocorre devido às alterações fisiológicas como a diminuição da sensação de sede, diminuição do paladar e olfato, perda dos dentes e dificuldades para mastigar, entre outras alterações. 

Muitos idosos também perdem o interesse pelos alimentos devido às limitações físicas que passam a ter na terceira idade, muitos idosos se sentem incapazes de preparar o seu próprio alimento, o que antes era muito fácil agora se tornou uma tarefa muito difícil!

Temos algumas maneiras de fazer com que o idoso aumente a vontade de se alimentar, devemos saber qual o real motivo pela recusa do alimento e quais os meios podemos usar para que esse idoso volte a se alimentar de forma correta.

No caso de idosos que perderam a capacidade de preparar seus próprios alimentos – 

Um pouquinho de carinho e de paciência são o suficiente para que o idoso volte a se alimentar, tire um tempinho e ajude o idoso a preparar as suas refeições, delegue funções como, pegar os ingredientes, ou peça ao idoso para te ajudar a lembrar aquela receita, fazer com que o idoso se sinta útil na preparação do alimento será o suficiente para que ele volte a ter interesse em se alimentar bem.

Quando o idoso perdeu o paladar – 

Utilizar as ervas e condimentos naturais aguça o sabor dos alimentos, então use o poder das ervas e condimentos como orégano, coentro, salsa, cebolinha, manjericão, açafrão, entre outros. Evite salgar demais os alimentos, ao contrário das ervas, o sal aguça as papilas gustativas de forma exagerada, assim como temperos prontos que contenham Glutamato Monossódico, isso faz com que as células das nossas línguas responsáveis por sentir o gosto nos alimentos fiquem tão excitadas que perdem a sua capacidade, então passamos a perder cada dia mais a capacidade de sentir o gosto dos alimentos.

Em idosos com dificuldade de mastigação – 

Muitos idosos sofrem com dificuldades com suas próteses dentárias, próteses mal ajustadas são uma das principais causas de queixas dos idosos, é um fator que dificulta a alimentação. Levar o idoso regularmente ao dentista, mesmo o idoso que já não possui seus dentes naturais é imprescindível, cuidar da higiene oral do idoso, além de prevenir doenças bucais ajuda na hora da sua alimentação, é um gesto de amor!

Confiram as próximas matérias sobre a nutrição na terceira idade.

Um super beijo da Nutri

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: apetite - idoso - perda - nutrição


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: