02/08/2016 às 13h18m


Nutrição e envelhecimento

O envelhecimento é um processo natural do corpo, envelhecemos desde o momento em que nascemos, mas isso não significa que devemos cruzar os braços e esperar o tempo passar. Passar pelo processo de envelhecimento com saúde é hoje a principal luta da ciência, minimizar o aparecimento e os danos das doenças crônicas e manter a qualidade de vida. Pelas próximas 4 semanas abordaremos temas sobre o envelhecimento e a nutrição.

O envelhecimento é cercado por muitos mitos sobre a nutrição, é um processo que trás consigo alterações fisiológicas e metabólicas no indivíduo, necessidades especiais que antes não eram presentes, alterações nos sentidos como visão, audição, tato, paladar e audição, a sensação de sede diminui, são grandes as mudanças.

Então, vamos pontuar algumas alterações para discutirmos nas próximas semanas.

• Massa muscular - Chamada de Sarcopenia, o processo de envelhecimento prova perda de massa muscular esquelética. É um processo natural, perdemos o tônus e o volume muscular. Podemos associar, de certa forma, a perda de massa muscular com a diminuição da prática de atividade física, mas temos que levar em consideração que nosso corpo envelheceu, não passamos pelos processos biológicos como antes, nossa recuperação está mais lenta e nossas células não se regeneram com tanta rapidez e facilidade.

• Perda da capacidade sensorial – O envelhecimento provoca uma perda em nossos sentidos, já não enxergamos como antes ou sentimos sede como antes. As perdas do olfato e do paladar levam o idoso a se interessar menos por certos alimentos, esse déficit na alimentação agrava ainda mais a perda de massa muscular, podendo levar o idoso a desenvolver carências nutricionais como anemia e desnutrição e agravando todo o quadro do envelhecimento. 

• Diminuição da sensação de sede – A sensação de sede está diminuída no idoso, esse é um sério agravante, os idosos tendem a se desidratar com mais facilidade, tanto pelo processo fisiológico do envelhecimento quando pela perda da sensação de sede, mascarando as reais necessidades. Geralmente os idosos não consomem a quantidade adequada de água, pois não sentem que estão desidratados, isso pode levar a quadros de graves desidratação, e não podemos nos esquecer que a desidratação pode levar à morte. Então, temos que ficar de olho na ingestão de água dos nossos idosos.

• Alterações no Aparelho Digestivo – Quando pensamos no aparelho digestivo temos que levar em consideração alguns aspectos, a presença ou falta de dentes, a salivação correta, a mastigação correta. No idoso há uma diminuição da produção da saliva, muitos idosos também tiveram perdas importantes de dentes, esses aspectos dificultam o processo de mastigação e digestão. Devido a essas alterações, muitos idosos optam por alimentos mais líquidos ou pastosos como sopas e mingaus, essas escolhas alimentares tendem a agravar os quadros de desnutrição do idoso.

• Existem ainda outras alterações fisiológicas que temos que levar em consideração, o uso de medicamentos, o uso excessivo de medicamentos, doenças de base, doenças neurológicas e degenerativas, todo paciente é único e cada caso tem que ser estudado de forma individual, as postagens terão o efeito informativo, todos devemos sempre procurar um profissional capacitado para nos atender!

Um super beijo da Nutri, até as próximas semanas.

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: nutrição - envelhecimento - corpo


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: